COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 21.06.2022

Caminhos da Zona Sul__________________________Paulo Gastal Neto

Meio ambiente – A Portos RS realizou a entrega dos prêmios aos operadores portuários que participaram da edição 2022 do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) do Porto do Rio Grande em relação às práticas de 2021. Na ocasião, estiveram presentes representantes da maioria das empresas que atuam no cais público rio-grandino. A primeira colocada foi a operadora Sagres, seguida por AGM/Serra Morena, Vanzin/Rocha, Orion, Livenport, Nexus e Ctil, nesta ordem. De acordo com o diretor de meio ambiente da Portos RS, Henrique Ilha, os critérios foram baseados no IDA aplicado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) nos demais portos brasileiros.

***

Hannover – A edição de 2022 da Feira de Hannover fechou com um saldo de 75 mil visitantes presenciais – além de 15 mil que participaram digitalmente – interagindo com 2,5 mil expositores, naquela que é a principal vitrine de tecnologia industrial do mundo. Após dois anos de pandemia, que impediram a sua realização na cidade alemã, o retorno do público foi saudado por expositores e organizadores como extremamente positivo. A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), organizou uma missão brasileira com mais de 90 integrantes ao evento. “Foi uma feira menor do que a última edição realizada, mas que não perdeu o brilho, especialmente pelos inúmeros lançamentos mostrados neste período pós-pandemia, em que estamos procurando voltar à normalidade”, destaca o presidente da FIERGS e do Conselho Deliberativo do Sebrae-RS, Gilberto Porcello Petry, que liderou a comitiva.

***

Guerra a burocracia – Pelotas aderiu ao Programa Cidade Empreendedora, iniciativa desenvolvida pelo Sebrae RS em parceria com o poder público. A formalização aconteceu com a presença da prefeita Paula Mascarenhas que assinou o contrato de parceria com a organização, em cerimônia realizada no Salão Nobre do Paço Municipal. Conforme a prefeita, o projeto se soma a inúmeras ações que a Prefeitura já desenvolve em conjunto com o Sebrae RS e consolida os conhecimentos adquiridos ao longo do tempo, como a educação empreendedora, para projetar o futuro de Pelotas. “Nós queremos ser uma cidade resiliente e empreendedora, uma cidade que enfrenta seus desafios, as dificuldades que surgem, e precisamos estar preparados, com capacidade de relacionamentos com as entidades e do poder público com os cidadãos. Ao mesmo tempo, ser uma cidade empreendedora, com mentalidade proativa, de busca de soluções, alternativas, inovações. Essa mentalidade é o que queremos levar para os nossos jovens”, avaliou a prefeita Paula Mascarenhas. A proposta foi customizada às necessidades de Pelotas e integra quatro eixos: liderança, desburocratização, compras governamentais e educação empreendedora.

***

Cipel – No próximo dia 24, no Dunas Clube, o empresário Amadeu Pedrosa Fernandes recebe para as comemorações que marcarão o 75º ANIVERSÁRIO DO CIPEL – Centro das indústrias de Pelotas. Na ocasião será empossado o novo presidente da entidade o também empresário Augusto Vaniel. Obrigado pelo convite.

***

Porto – Integrantes do Conselho de Comércio Exterior (Concex) da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) estiveram visitando o Terminal de Contêineres (Tecon) de Rio Grande. Na ocasião, o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, e o gerente de planejamento e desenvolvimento da Empresa Pública, Fernando Estima, fizeram uma apresentação do Porto do Rio Grande e seus potenciais de crescimento. O Concex, coordenado pelo empresário e diretor da FIERGS Aderbal Fernandes Lima, atua com o objetivo de defender os interesses do setor industrial gaúcho nos temas ligados à atuação internacional das empresas, visando debater e promover ações estratégicas para prover competitividade. Dentre os temas mais relevantes, está justamente a logística. De acordo com o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, “foi um momento de troca de experiências e de aproximação da autoridade portuária com os empresários do estado. Foi uma oportunidade de abrir o diálogo do que nós podemos estar apoiando, ajustando e aprimorando a operação logística, além de dar um ganho de competitividade e desenvolvimento para o estado”.

***

Até a próxima!

Comentários