COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 26.04.2022

Caminhos da Zona Sul__________________________Paulo Gastal Neto

Bons ventos – Investidores dinamarqueses avaliam instalar usinas eólicas nas águas da lagoa dos Patos para a geração de energia elétrica. A proposta foi tratada em reunião on-line promovida pela secretária de Relações Federativas e Internacionais, Patrícia Kotlinski, com o embaixador da Dinamarca, Nicolai Prytz.nNo mesmo ambiente virtual, o presidente Copenhagen Infrastructure Partners (CIP) e Copenhagen Offshore Partners (COP) no Brasil, Diogo da Nóbrega, e o diretor de Desenvolvimento Técnico, Gabriel Zeitouni, apresentaram projeto, destacando a proximidade da lagoa com linhas de transmissão de energia e o acesso estratégico ao porto do Rio Grande. A proposta, que ainda depende de estudos técnicos, de zoneamento e de impacto ambiental, já havia sido tratada, em fevereiro, pelo governador Eduardo Leite com o embaixador da Noruega, Odd Magne Rudd. Na reunião, também realizada em Brasília, Leite apresentou os projetos do Estado para obtenção de hidrogênio verde em busca da descarbonização do Rio Grande do Sul.

***

Segue – Com o objetivo de fomentar eventos de empreendedorismo e negócios da Zona Sul, a Vetorial Tecnologia e a Associação Comercial de Pelotas (ACP) reafirmaram a parceria mútua para o calendário de atividades de 2022 e 2023. A renovação do contrato de patrocínio garantirá o apoio às reuniões-almoço “Tá na Hora”, que teve a sua primeira edição presencial após dois anos no último dia 24 de março, e aos eventos do Integra ACP – de Sócio para Sócio. O próximo evento de reuniões-almoço da ACP com apoio da Vetorial será realizado no dia 26 de abril, com a posse do novo presidente da associação, Fabrício Cagol. Além disso, também já está confirmada mais uma live do De Sócio para Sócio com a apresentação de uma nova empresa parceira. Mauro Bom, presidente da gestão 2020-2022 da ACP, destaca que a parceria é de grande importância para o crescimento destas ações de empreendedorismo local.

***

Crescimento – A Yara Rio Grande acaba de fazer um investimento significativo para gerar mais tecnologia e desenvolvimento para a unidade. Trata-se do shiploader, um equipamento que está sendo instalado no Píer da unidade e vai permitir o transbordo de matéria prima ou produtos acabados entre embarcações. “O shiploader é um sistema para transporte e transferência de fertilizantes granéis. Ele é composto por uma série de correias transportadoras e uma lança de carregamento que avança sobre o navio e permite o descarregamento do fertilizante nos diferentes porões da embarcação”, explica Cristiano Barcellos, gerente de operações da unidade. Com a chegada dessa nova tecnologia não haverá mais a necessidade de descarregar um navio e armazenar o produto na unidade, para depois carregá-lo novamente em outra embarcação.

***

Energia – A CEEE Grupo Equatorial iniciou em 2021, e vai continuar, em 2022, as melhorias em todo o sistema elétrico que supre a cidade de Pelotas e a região. Todas as ações estão dentro do Plano de Investimentos proposto pela nova gestão da empresa, que busca melhorias no serviço em todas as áreas, com obras em subestações, linhas de distribuição, alimentadores e em outros equipamentos. As ações irão beneficiar mais de 200 mil pessoas na região. Nesta região, foram aplicados entre julho de 2021 e fevereiro de 2022 cerca de R$ 3,3 milhões que beneficiaram grande parte da população do município, segundo informações repassadas pela empresa.

***

Até a próxima!

Comentários