SEMANA DA INOVAÇÃO NO PELOTAS PARQUE TECNOLÓGICO

Semana da Inovação no Pelotas Parque Tecnológico terá programação de lives sobre empreendedorismo e desenvolvimento regional

Para celebrar a Semana da Inovação, o Pelotas Parque Tecnológico é apoiador de uma programação de três lives que abordam o tema em várias perspectivas. Visando o fomento de discussões de ideias, troca de experiências e desenvolvimento da região através da parceria entre iniciativa privada, instituições de ensino e poder público, as lives serão transmitidas nos dias 19, 20 e 21 de outubro, através das redes sociais, no Facebook e canal do YouTube da  Associação Comercial de Pelotas, Pelotas Parque Tecnológico e do Arranjo Produtivo Local da Saúde de Pelotas e Região.

Rosâni Ribeiro, Diretora Executiva do PPT, destaca a importância da série de lives para explorar o cenário de transformações e possibilidades das organizações. “Será uma programação muito rica para o debate sobre o papel da inovação para a superação de desafios da sociedade. A cultura da inovação, tão forte dentro do nosso ecossistema, se vê cada vez mais desafiada a ser amplificada para toda a comunidade de Pelotas e região,  e ficamos felizes em promover uma Semana da Inovação voltada somente para a temática”, diz ela.

Live de Inovação 
No dia 19 de outubro, a Associação Comercial de Pelotas promoverá a primeira live do circuito, com a temática “Inovação e Cooperação: Pilares para o Desenvolvimento da Região Sul”. Às 19h30, Edgar Mattarredora, Diretor Técnico-Científico do Pelotas Parque Tecnológico, e os Conselheiros Administrativos do PPT, Vinicius Campos, da UFPel, e André Coelho, da ACP, promoverão um debate sobre as principais iniciativas inovadoras de desenvolvimento regional.

O acesso é gratuito, e a transmissão pode ser acessada na página do Facebook facebook.com/acpelotas)  e no canal do Youtube da Associação Comercial de Pelotas (https://bit.ly/acppelotas).

Live Inovar – Ideias e Projetos
Apresentando detalhes sobre os editais do Programa Centelha RS/MCTI, Projeto Tech Futuro/SICT e financiamentos para projetos inovadores através do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a live Inova – Ideias e projetos será transmitida no dia 20 de outubro, às 17h. Participarão do bate papo o Diretor Técnico do PPT, Tiago Primo, Natalia Canever, do Sebrae RS, Michel Machado, do Reginp, André França, da SICT RS, e Alexandre Ness, do BRDE.

A temática também abordará a experiência de duas empresas do ecossistema de inovação já contempladas pelos editais, com a participação de Sandro Nornberg, da empresa Partamon, Victor Brian Magalhães, da TerraMares Tecnologia Ambiental.

A live é uma iniciativa do Pelotas Parque Tecnológico, Oceantec Parque Tecnológico – FURG, FAPERGS, Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS – Inova RS – Techfuturo e parceiros do Programa Centelha RS, Sebrae RS e Reginp. O evento conta com o patrocínio do BRDE.

O acesso é gratuito, e a transmissão pode ser acessada na página do Facebook (facebook.com/PelotasParqueTecnologico) e no canal do Youtube do Pelotas Parque Tecnológico (https://bit.ly/2NIzOJA).

Cinco anos do APL da Saúde
No dia 21 de outubro, às 19h, a live do APL da Saúde será especial em comemoração aos cinco anos de atividades em Pelotas e região. Os convidados para o bate papo contarão histórias, conquistas e os desafios dessa trajetória de muito trabalho e inovação.

Estarão presentes o Presidente do APL da Saúde de Pelotas e Região, Leonardo Reichow, Evandro Piva,  Diretor da Faculdade de Odontologia da UFPEL e um dos idealizadores do APL, João Carlos Deschamps, Professor Emérito da UFPEL e um dos idealizadores do APL, a Diretora Secretária do APL, Sandra Schneider,  e Rodrigo Real, Diretor Executivo do APL da Saúde de Pelotas e Região.

A live será transmitida de forma gratuita e ao vivo, pela página do APL da Saúde Pelotas no Facebook (https://bit.ly/2Wdn990), e no canal do Pelotas Parque Tecnológico no YouTube  (https://bit.ly/2NIzOJA).

Sobre o Pelotas Parque Tecnológico
O Parque, criado oficialmente em 2016, é gerido pela TECNOSUL – Parque Científico e Tecnológico, uma associação civil sem fins lucrativos de direito privado, caráter científico, tecnológico, educacional e cultural. Possui um Conselho de Administração (Consad), eleito a cada três anos, e atua em três grandes áreas nas quais o município já se destaca como polo: tecnologia da informação e comunicação; tecnologia em saúde e indústria criativa. Atualmente, 63 empresas atuam no Pelotas Parque Tecnológico, sendo 23 instaladas nas áreas geridas pelo Parque, sete no coworking, 15 incubadas, 18 pré-incubadas. Entre as incubadoras estão a Conectar, Incubadora de Base Tecnológica da UFPel; CIEMSUL, incubadora de empresas multissetorial da UCPel e SENATEC, destinada às empresas júnior. Ainda, existem 23 instituições parceiras. O Parque oferece espaço coworking, com área gastronômica para 55 pessoas, auditório para 230 pessoas, duas salas de reunião e capacitações e estacionamento para 65 carros. Ao todo, o Pelotas Parque gera 267 empregos diretos e 638 indiretos.

Comentários