SEGURANÇA NA ZONA RURAL É PAUTA NA CÂMARA

Vereador Jair Bonow protocolou projeto de lei devido às reivindicações dos moradores das colônias por mais segurança.

Em virtude do aumento no número de assaltos na zona rural do município e a falta de efetivo policial para cuidar da região, o vereador Jair Bonow (PP) apresentou, nesta semana, um projeto de lei que institui a Patrulha Rural na estrutura da Guarda Municipal para que os moradores da região disponham de um policiamento exclusivo.

“A zona urbana de Pelotas não é a única a sofrer com o alto número de assaltos, esse cenário de roubos e invasões de propriedades também tem virado rotina na zona rural. O 3º Distrito, Cerrito Alegre e Colônia Osório, são as regiões de onde mais vêm as ocorrências, segundo moradores, em apenas uma noite já ocorreu de quatro casas serem furtadas”, explica o parlamentar.

Além de invasões a residências, os crimes mais comuns são os de abigeatos e os furtos de máquinas e insumos agrícolas, causando prejuízos enormes aos produtores rurais. O que agrava ainda mais a insegurança é que atualmente apenas uma patrulha está ativa na região. Além disso, não há delegacias na localidade, o que dificulta na proteção da população e até mesmo no processo de realização de denúncias.

Na justificativa do projeto, o vereador cita que a Patrulha Rural tem como objetivo conceder aos moradores rurais mais segurança pública e intensificar o trabalho de abordagem às pessoas em atitude suspeita, visando prevenir a criminalidade.

Além das rondas, a Patrulha Rural irá promover visitas sistemáticas a agricultores, trabalhadores rurais e propriedades rurais, procurando elencar as prioridades de segurança e os problemas que cada distrito enfrenta. “Uma das maiores preocupações que tenho é com a falta de segurança. Na zona urbana, temos Polícia Civil, Militar, Guarda Municipal, e nas colônias temos atualmente apenas uma patrulha circulando. É urgente a necessidade de mais policiamento, por este motivo a Patrulha Rural vai ser uma força para servir de forma exclusiva a trazer mais segurança e proteção a população e aos produtores rurais”, destaca Jair Bonow.

 Outro elemento que está incluso na proposta de lei do parlamentar, é  a atribuição para que o executivo implemente um posto policial fixo, com presença permanente de policiamento nos distritos com população superior a três mil habitantes.

Comentários