COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 13.07.2021

CAMINHOS DA ZONA SUL_________________________Paulo Gastal Neto

www.caminhosdazonasul.com.br

Ponte – A presidente da CDL Rio Grande e São José do Norte, Letícia Vanzelote, acompanhada do coordenador da Comissão Regional Pró-Ponte Rio Grande / São José do Norte, Jair Rizzo, esteve no último dia 09, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. Logo após o evento de outorga da Medalha Mérito Farroupilha ao Ministro de Estado da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, a CDL e a Comissão entregaram documento com a principal demanda da entidade ao Ministro: a conclusão do estudo de Viabilidade da ponte entre Rio Grande e São José do Norte e sua inclusão na lista de prioridades do Governo Federal.

***

Ela – O DNIT – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes entregou, na semana passada, mais um trecho duplicado na BR-116 techo Guaíba – Pelotas. O segmento, entre o km 330,5 e o km 340,1, fica no município de Barra do Ribeiro e pertence ao lote 2 das obras de duplicação da rodovia, em execução pelo Exército Brasileiro. Com esta liberação ao tráfego, os usuários da rodovia já contam com 131,5 dos 211,22 quilômetros. A duplicação da BR-116 chega a 62,25% dos serviços concluídos, contemplando oito dos 12 municípios que serão beneficiados diretamente pelas obras. Esta é a segunda liberação de segmento no lote 2, que vai do km 325 até o km 351,34. A primeira entrega aconteceu em dezembro de 2020, quando foram concluídos outros 5,5 quilômetros.

***

Luz –  A CEEE-D passou oficialmente a ser administrada pelo Grupo Equatorial Energia. O governador Eduardo Leite assinou o contrato de venda, encerrando o primeiro processo de privatização da sua gestão. A CEEE-D atende 1,6 milhão de clientes em 72 municípios da Grande Porto Alegre e das regiões Sul, Campanha e Litoral. No Brasil, o Grupo Equatorial, considerando as novas concessionárias adquiridas em 2021 no Rio Grande do Sul e no Amapá, passa a atender 13% do total de consumidores brasileiros e responder por 7% do mercado de distribuição do país. O controle acionário da CEEE-D, de titularidade da Companhia Estadual de Energia Elétrica Participações (CEEE-Par), foi leiloado em lote único pelo lance de R$ 100 mil, mas o grupo assumirá o passivo da companhia.

***

Agro – Foi lançado durante cerimônia no Pelotas Parque Tecnológico, o suplemento alimentar CALUP, voltado para vacas leiteiras. Pela primeira vez um produto desenvolvido no contexto de um projeto de pesquisa da Universidade Federal de Pelotas chega às prateleiras para o consumidor, após ser patenteado e licenciado por meio de parceria entre uma empresa e a Universidade. Desenvolvido pela empresa Ignis Animal Science, incubada na Incubadora de Base Tecnológica Conectar, da UFPel, o suplemento busca solucionar a hipocalcemia, deficiência em cálcio encontrada em vacas leiteiras no período de vida em que estão em lactação.

***

Recorde – A regularização de R$ 2,78 bilhões de ICMS devido pela CEEE-D é a maior cobrança da história da Receita Estadual do Rio Grande do Sul. A ação mobilizou profissionais de diversas secretarias do Estado. O montante é referente ao pagamento do ICMS atrasado devido pela CEEE-D, que foi recentemente privatizada pelo governo estadual. Com a resolução da dívida da CEEE, dentro do processo de privatização da Companhia, o Estado voltará a receber regularmente o ICMS cobrado dos consumidores nas contas de Energia Elétrica, garantindo o ingresso financeiro ao tesouro do estado.

***

Até a próxima!

Comentários