COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 08.06.2021

CAMINHOS DA ZONA SUL_________________________Paulo Gastal Neto

www.caminhosdazonasul.com.br

Prefeito de Rio Grande – FÁBIO BRANCO: “A MELHOR MEDIDA É O CONTROLE E NÃO O FECHAMENTO DO COMÉRCIO” – RIO GRANDE NÃO ADOTARÁ LOCKDOWN A PARTIR DESTA QUARTA-FEIRA.

***

Sensibilidade – A total inversão de valores que estamos vivendo é algo assustador, chega a ser paranoico. A falta de sensibilidade dos gestores públicos causa espanto e até mesmo revolta naqueles que movimentam a economia e tentam sobreviver com imensas dificuldades. Um mínimo de parceria e respaldo, quando não é encontrado entre o público e o privado, acaba levando empreendedores quase ao desespero. Que tempos estranhos, truculentos, autoritários e sem perspectivas estamos passando. Que tristeza. Que momento sem compreensão e falta de generosidade entre as pessoas. Só posso aqui render minha solidariedade aos proprietários da Vinícola Nardello (Morro Redondo) e do Parque Stone Land (Cascara-Pelotas) pela agressão moral que sofreram por parte de autoridades, que portavam armas de grosso calibre, mas não essa tão necessária sensibilidade neste momento difícil. Até constrangidas, percebe-se nos vídeos que ficaram os fiscais e policiais militares, ao tentarem autuar sem nenhuma razão esses empreendedores. Que atitude lamentável, de desabono e de vergonha passamos todos nós ao assistir o que circulou nas redes sociais. Pelotas e região andaram para trás nesta semana que passou.

***

Tentativa – Numa tentativa de dar a volta, uma satisfação para tentar a implantação de ações de retomada da economia de Pelotas, na semana que passou, propostas de legislações que possam estimular às atividades econômicas chegaram para apreciação e aprovação do Legislativo Municipal. Não acredito. Projetos de Lei de criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento, Trabalho, Emprego e Renda (Comdester); de criação do Fundo Municipal de Trabalho, Emprego, Renda e Microcrédito, e do Programa Municipal Juro Zero Pelotense. Pura burocracia institucional. Liberdade para trabalhar e prazo no pagamento de taxas e impostos já seriam grandes passos. Aguardar sem otimismos, pois ainda há a retrógrada posição dos vereadores. Iniciativa elementar seria não tolher comerciantes, pequenos empresários de abrirem seus negócios. Teria Sido um efetivo apoio e um avanço em momento tão crítico.

***

Compra local – O município de Rio Grande está empenhado em tornar as compras públicas e também privadas, em importante instrumento de fomento da sua economia. De acordo com o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SMDIT), Gilberto Sequeira, apenas 34% das compras são realizadas nos empreendimentos locais e o objetivo é mudar esse cenário, alcançando pelo menos 50%.

***

Frente – O deputado estadual Marcus Vinícius de Almeida (PP) está formando a Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento da Metade Sul. Após recolher as assinaturas necessárias dos parlamentares, o requerimento foi protocolado na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa na quarta-feira (02/05). O objetivo, segundo Marcus Vinícius, é de estimular debates e proposições para mitigar as principais carências econômicas e sociais no Estado.

***

Parque – Através da ampliação do Edital de Seleção 2021, o Pelotas Parque Tecnológico está recebendo seis propostas de novos projetos de base tecnológica, com espaços que variam de 15m² a 250m². Podem se inscrever startups e empresas iniciantes de médio ou grande porte com base prioritária na tecnologia para saúde, tecnologia da informação e comunicação, e indústria criativa para o ecossistema de inovação em Pelotas. Para a seleção das propostas, o Comitê Técnico irá avaliar o projeto para que a empresa realize um pitch de apresentação. Caso sejam apresentados mais projetos que espaços oferecidos pelo PPT, as empresas remanescentes irão participar da lista de espera, que terão espaços oferecidos conforme a desocupação de salas no Parque. As empresas interessadas podem solicitar os formulários pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (53) 3026.6556.

***

Até a próxima!

Comentários