COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 18.05.2021

CAMINHOS DA ZONA SUL_________________________Paulo Gastal Neto

www.caminhosdazonasul.com.br

Renascer – A Copelmi está retomando a iniciativa de construir uma usina termelétrica (a carvão) na própria área da mina SEIVAL, entre Candiota e Hulha Negra. A ideia é construir a primeira unidade abastecida com o mineral com “queima supercrítica” no Brasil. A eficiência da planta será acima de 40%, quando as que usam a tecnologia subcrítica têm em torno de 35%. Dirigentes da empresa estiveram na China e no Japão visitando plantas que utilizam carvão com alto teor de cinzas, como o gaúcho. Isso significa menor consumo do mineral e de água e menor emissão de gás carbônico, até 15% a menos do que a usina mais moderna do Estado, a Pampa Sul — afirma Souto. Como a térmica será erguida dentro da mina, em área já explorada, não vai exigir transporte do minério por estrada. O carvão sai da mina, é beneficiado na planta e vai direto para a caldeira.

***

Passos – O próximo passo do projeto marca uma audiência pública que está marcada para o dia 20 de maio para vai discutir o relatório ambiental (EIA/Rima) da usina, que é documento decisivo para concessão da licença prévia (LP), que terá de começar do zero depois que a MPX Sul perdeu a anterior por perda de prazos. Essa obtenção, por sua vez, é essencial para permitir que o projeto dispute um leilão de energia. Nesses eventos, geradores oferecem projetos disputados por distribuidoras, como a CEEE-D. Os que oferecem melhores condições obtêm contratos de venda que servem de garantia para financiar a construção das usinas.

***

Frigorífico – O Knorst é o primeiro abatedouro de aves de Pelotas. Ele terá capacidade de abater 12 mil aves por dia.  O Knorst, entrou em atividade no 3º distrito, Cerrito Alegre, com sede próxima da Federeca. Todo o projeto – plantas, licenças, alvarás e acompanhamento – foi providenciado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Num primeiro momento o novo empreendimento tratarão do abate de seis mil aves de descarte por dia. Trata-se de galinhas de postura, que já completaram os dois anos de ciclo. A partir da organização e integração dos produtores, os abates avançarão. Simultaneamente ao início das atividades, o empreendimento implementará ações com nove produtores rurais experientes, visando à absorção, para abate, de frangos de corte. O projeto prevê a participação final de 31 criadores de aves.

***

Estética – Pelotas conta desde a quinta-feira (13), com uma unidade da franquia Estetic Face, localizada no Shopping. A Estetic Face é especializada em Harmonização Facial avançada e administrada pelo médico Félix Santos e por Talita Rodrigues Leivas, possui ampla variedade ao mix de estética e bem-estar e é a única franquia do setor com supervisão médica no Brasil. A Clínica Estetic Face traz à cidade mais de 50 procedimentos estéticos, com uma franquia associada à Associação Brasileira de Franchising (ABF). Com procedimentos desenvolvidos por médicos e seguindo protocolos internacionais, Talita Leivas explica que os administradores escolheram o Shopping Pelotas pela combinação de benefícios que o empreendimento proporciona.

***

Parque Tecnológico – Há pouco mais de quatro meses para celebrar os cinco anos de operação, o Pelotas Parque Tecnológico recebeu mais uma empresa no seu ecossistema da inovação. A Meliez Serviços Digitais, nova integrante do espaço, é administrada pelos sócios Alexandre Meireles Oliveira e Vinício Garcia da Silva, e possui uma equipe de mais de cinco colaboradores, além de ter dez anos de experiência no ramo de TI. Com atividades que envolvem o desenvolvimento de softwares, marketing digital, lançamentos de produtos digitais e robôs automatizadores, o Analista de Sistemas Alexandre Oliveira, e o Eletromecânico Vinicio da Silva, visam com a entrada da Meliez no Parque, a criação de um networking que colabore no crescimento da empresa. De acordo com os sócios, estar em contato com empresas e pessoas que estão na mesma sintonia de desenvolvimento e crescimento era um dos objetivos.

***

Até a próxima!

Comentários