RIO GRANDE: FORMADO GRUPO DE TRABALHO NOVOS RUMOS PARA REVITALIZAÇÃO DO PORTO VELHO

O Superintendente da Portos RS, Fernando Estima, participou da reunião online do Grupo de Trabalho Novos Rumos para Revitalização do Porto Velho, em que foi feita uma apresentação das ações realizadas em 2020. O encontro também contou com a participação especial do Reitor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Danilo Giroldo e do Prefeito Municipal Fabio Branco.

Entre as ações apresentadas na reunião foi destacado o início da desocupação do Armazém A1 do Porto Velho, que será o primeiro a ser restaurado; atualização do projeto executivo do Armazém A1; atualização das licenças emitidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE); tratativas para contratação do projeto de recuperação do Cais do Porto Velho, atualmente com um trecho interditado e a destinação de recursos do orçamento da Portos RS para as possíveis contrapartidas na captação de recursos para a obra do Armazém A1.

O Superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul reforçou o desejo de retirar do papel este projeto tão importante, pois é transformador e evidencia a história e a cultura de Rio Grande, citando como exemplo a parte do projeto que já foi entregue, o Rincão da Cebola, que permitiu que a cidade se apropriasse de um espaço público diferenciado junto orla.

Em seu pronunciamento, o prefeito Fabio Branco afirmou que considera o projeto de Revitalização estruturante e prioritário para a nova administração e fundamental para a cidade. Para tanto irá buscar alternativas de financiamento priorizando o projeto e com isso possibilitar a execução da parte urbanística com prioridade para o entorno do Mercado Municipal e praça Xavier Ferreira. O Reitor Danilo Giroldo manifestou grande satisfação em ver os resultados apresentados pelo Grupo de Trabalho e colocou a estrutura da universidade para dar apoio nas ações pertinentes.

O Grupo de Trabalho, coordenado pelo arquiteto Marcio Lontra, faz parte da Comissão Porto-Cidade da Portos RS, e é presidida pelo Superintendente tendo como finalidade principal a discussão de temas comuns entre a cidade e o porto buscando a integração entre as entidades que formam a Comissão.

Fazem parte da Comissão Porto-Cidade, além da Portos RS, a FURG, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Rio Grande (CDL), o Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA), o Núcleo do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e a Prefeitura Municipal. No momento a Comissão possui dois grupos de trabalho, o da Revitalização e outro para melhorias na infraestrutura dos Molhes da Barra.

Comentários