COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 08.12.2020

CAMINHOS DA ZONA SUL_________________________Paulo Gastal Neto

www.caminhosdazonasul.com.br

Aliança – O presidente do Sinduscon/Pelotas, Fabrício Iribarrem, substituirá o industrial Amadeu Pedrosa Fernandes na coordenação da Aliança Pelotas, uma organização que reúne dez entidades da classe empresarial de Pelotas.  Mais uma conquista para o setor da construção civil local que ocupa o protagonismo nas conexões entre o setor produtivo local.

***

Alento – Pelotas criou 495 vagas de empregos formais no mês de outubro, conforme dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Desde o mês de julho, o município vem apresentando saldo positivo, especialmente devido a novas contratações nos setores de comércio e de serviços. Entretanto o saldo anual ainda é negativo, mas com expectativa de recuperação.

***

Contorno – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vem incrementando as obras no Contorno de Pelotas. Na semana passada o tráfego teve de ser alterado no sentido Jaguarão – Rio Grande, já   para o viaduto construído na intersecção da BR-392/RS com a via férrea, no km 65,4. O local foi devidamente sinalizado e em caso de chuva o serviço será prorrogado. A duplicação da BR-116/392/RS, no trecho que liga Pelotas a Rio Grande, conhecida como Contorno de Pelotas, está com três frentes de serviço: os entroncamentos da BR-116/RS com a Avenida Cidade de Lisboa, da BR-392/RS com a Avenida Duque de Caxias e da BR-392/RS com a via férrea. A adequação da capacidade e melhorias da mobilidade urbana nestas rodovias está caminhando para a conclusão. A expectativa é de finalização das obras no final de 2021.

***

Local mas nacional – A Eficiobra, uma startup do Centro de Incubação de Empresas da Região Sul da Universidade Católica de Pelotas (Ciemsul/UCPel) foi um dos seis projetos selecionados para integrar a Plataforma de Melhorias Habitacionais. Entre os demais, quatro são de Recife e um de Belo Horizonte. Esta plataforma está ligada a maior empresa de habitação social do país, a Vivenda. A relação vai possibilitar melhores condições de crédito para famílias de baixa renda realizarem reformas habitacionais. O serviço de assistência residencial da Eficiobra ganha ainda mais fôlego a partir de uma parceria com a Vivenda, maior empresa de habitação social do país.  A startup contou com assistência do Ciemsul durante seus dois primeiros anos. A seleção da Vivenda ocorreu por meio de uma aproximação que vinha sendo construída desde fevereiro de 2020, a partir da Rede de Organização em Habitação de Interesse Social.

***

Coopera – O Sicoob é o mais novo sistema financeiro cooperativo instalado em Pelotas. A cerimônia de inauguração da sede na cidade foi realizada de forma virtual na quinta-feira (3). O sistema é formado por cooperativas de crédito, além de empresas de apoio especializadas. O Sicoob é hoje o maior sistema financeiro cooperativo do país, com mais de 5 milhões de cooperados e atuação em todos os estados do Brasil. São mais de 3 mil pontos de atendimento, milhares de caixas eletrônicos e diversos canais digitais para oferecer produtos e serviços financeiros como conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros e cobrança.

***

Até a próxima!

Comentários