COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 20.10.2020

CAMINHOS DA ZONA SUL__________________________Paulo Gastal Neto

www.caminhosdazonasul.com.br

Inova-RS – O presidente do Centro das Indústrias de Pelotas (Cipel), Amadeu Fernandes passou a integrar a Mesa Inova RS, compondo a quádrupla hélice – governo, academia, setor empresarial e sociedade civil. As sugestões da indústria estão em debate dentro da entidade e serão apresentadas para integrarem as ações voltadas ao ecossistema. O Inova /RS na região sul é desenvolvido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict-RS) e como integrante da Mesa, o Cipel passa a consolidar o planejamento de uma visão de futuro e de projetos prioritários para a Região Sul, sendo um ponto-chave da estrutura de governança local, desempenhando as funções de validar, votar e garantir os projetos adequados ao cenário das empresas locais.
***
Aérea – Após sete meses em suspensão devido à pandemia do novo coronavírus, os voos regionais serão retomados no interior do RS. Em reunião com o governador Eduardo Leite, a companhia aérea Azul anunciou a volta dos voos entre Porto Alegre e Santa Maria e Pelotas a partir de 8 de dezembro. As rotas serão realizadas pela aeronave ATR 72-600, com capacidade máxima de 70 passageiros. Restringindo os voos para entre segunda e sexta-feira, a companhia assegura que cumprirá com os protocolos e medidas de higiene contra a Covid-19 estabelecidos pela Azul no início da pandemia. As passagens começam a ser comercializadas desde sábado (17). A expectativa da Azul é de que as rotas Porto Alegre a Uruguaiana e Santo Ângelo retomem as operações em janeiro de 2021.

Confira a frequência dos voos regionais da Azul entre Pelotas e Porto Alegre:
Pelotas (segunda à sexta)
Porto Alegre – Pelotas: decolagem às 11h30min e pouso às 12h25min
Pelotas – Porto Alegre: decolagem às 13h10min e pouso às 14h
***
Bandeira I – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) liberou ao tráfego o viaduto de acesso ao município do Arroio do Padre e segmentos adjacentes na BR-116/RS. A travessia integra as obras de duplicação de 211,2 quilômetros da rodovia, entre Guaíba e Pelotas. Com esta entrega, a duplicação soma 93 quilômetros de nova pista em operação desde agosto de 2019.
***
Bandeira II – Confira os nove lotes da obra em operação: Pelotas: 19,65 quilômetros (liberados em agosto de 2019); São Lourenço do Sul: 12,25 quilômetros (liberados em agosto de 2019); Camaquã: 15,1 quilômetros (liberados em agosto de 2019); Turuçu: 7,7 quilômetros (liberados em março de 2020); São Lourenço do Sul: 5,1 quilômetros (liberados em março de 2020); Cristal: 9,2 quilômetros (liberados em março de 2020); Barra do Ribeiro: 5 quilômetros (liberados em abril de 2020); Tapes/Sentinela do Sul: 9,7 quilômetros (liberados em junho 2020); Tapes/Sentinela do Sul: 8,7 quilômetros (liberados em julho 2020).
***
Tec – Até a próxima sexta-feira (23/10), a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do estado promove a sua programação para a 17ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. Realizada nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, segue a temática Inteligência artificial – a nova fronteira da ciência brasileira. O evento no RS tem o objetivo debater e visibilizar tópicos que integram a pasta, aproximando a sociedade de assuntos como cidades inteligentes, startups, nova economia e a Lei Gaúcha de Inovação (LGI). Durante a programação, também haverá a entrega do Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho, parceria do programa Educar para Inovar com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e a Secretaria da Educação (Seduc), que visa reconhecer os estudantes gaúchos que foram destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep 2019).
***
Até a próxima!

Comentários