COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 11.08.2020

CAMINHOS DA ZONA SUL____________________Paulo Gastal Neto

www.caminhosdazonasul.com.br

Polo – O estaleiro EBR, de São José do Norte, está pré-qualificado para participar das próximas licitações para fornecimento integral de Unidades flutuantes de produção, armazenamento e transferência (FPSO, na sigla em inglês) no modelo EPC (Engenharia, Suprimentos e Construção). Requerido pela Lei 13.303, conhecida como a Lei das Estatais, a pré-qualificação é um processo novo e obrigatório em que é exigida a aprovação prévia dos fornecedores. Essa aprovação se dá através de um processo em que o participante deve comprovar a capacidade econômica e técnica, nos critérios estabelecidos pela Petrobras. “É uma pré-qualificação bastante exigente tanto técnica como financeiramente, com saldo muito positivo para o EBR. Nos pré-qualificamos e isso significa que estamos entre os melhores estaleiros do mundo”, destaca Marcelo Lima, Chief Compliance Officer do EBR. Ainda segundo ele, a licitação, apesar de ainda não ter data agendada, deve ser eventualmente lançada nos próximos meses e está sendo aguardada com ansiedade pelo mercado.

***

Agro – A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS juntamente com entidades como a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) confirmam a realização da Exposição de Animais de Esteio, de 26 de setembro a 4 de outubro de 2020, no Parque Assis Brasil. No início de julho, entidades organizadoras da Expointer decidiram pela não realização da feira neste ano devido à pandemia de coronovírus, no entanto a exposição não terá presença de público externo e irá observar todos os protocolos de segurança em função da Covid-19, com vistas a não perder uma geração de animais de genética.

***

JucisRS – A advogada Lauren de Vargas Momback é a nova presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS). A posse ocorreu na semana passada e é a primeira vez, em 143 anos de história do órgão, que uma mulher assume a presidência da JucisRS. Em seu discurso de posse, Lauren enfatizou que dará ênfase no processo de modernização da autarquia, em continuidade ao trabalho desenvolvido pela gestão anterior. Entende que, neste momento de pandemia, a Junta Comercial pode oferecer uma “enorme contribuição para a recuperação da economia do nosso Estado”. Dentre as prioridades está a de dar atenção especial aos pequenos e médios empreendedores que, segundo ela, devido à Covid-19, estão sendo os mais prejudicados pela crise econômica que afeta o país. Lauren homenageou ex-presidente da JucisRS Flávio Koch, que faleceu no final do mês de julho.

***

Agro – Foi publicada no Diário Oficial da União a prorrogação do prazo de vencimento de financiamentos de crédito rural para atividades agropecuárias que foram prejudicadas pela pandemia do Covid-19. As operações de crédito rural de custeio e investimento que venceriam no próximo dia 15 de agosto foram prorrogadas para 15 de dezembro. De acordo com o documento, os produtores rurais afetados pela estiagem em municípios que tiveram calamidade pública decretada e reconhecida pelo governo estadual, no período entre 20 de dezembro de 2019 e 30 de junho de 2020, e os prejudicados pela passagem do ciclone bomba no Sul também serão beneficiados pelo aumento no prazo. Foi aprovada, ainda, a elevação dos limites de crédito de industrialização para agroindústria familiar, no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Para os agricultores atingidos pelo ciclone bomba, o Conselho Monetário Nacional autorizou o acesso ao crédito de custeio e investimento com as taxas de juros mais baixas aplicadas ao programa (2,75% a.a.).

***

Pesca – Mais uma agroindústria está iniciando as suas atividades em Pelotas, depois de receber aprovação do projeto, inspeção e a licença para operar. A Verdes Mares Indústria de Pescados inicia suas atividades de beneficiamento do peixe, preparando-o para fornecimento em postas, filés, inteiros, eviscerados, crustáceos, ou em subprodutos, como bolinhos ou empanados. A Verdes Mares é uma unidade de pequeno porte, estabelecida em 160,92 metros quadrados, onde estão as instalações de antecâmara, evisceração, pré-preparo, preparo, câmara fria, sala de embalagem, banheiro/vestiário, sala comercial, depósito e setor de lavagem de caixas. Está localizada na avenida Fernando Osório, no bairro Três Vendas. A agroindústria pretende trabalhar com cerca de 16 mil peixes ao mês, atingindo vendas por atacado e mercados locais de pescado.

***

Até a próxima!

Comentários