COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 09.06.2020

CAMINHOS DA ZONA SUL____________________Paulo Gastal Neto

www.caminhosdazonasul.com.br

Canal – O Canal da Feitoria, na Lagoa dos Patos, vai receber dragagem após doze anos. Com uma hidrovia de 330 km de extensão, além da hidrovia ligar o Porto de Porto Alegre até o Porto do Rio Grande, também faz a ligação dos terminais privados localizados na bacia do Sudeste. Terminais esses, que movimentam aproximadamente, 8 milhões de toneladas ao ano distribuídos em produtos como fertilizantes, cevada, trigo, bobinas de aço, sal, soja, clínquer, contêineres, combustíveis e seus derivados. Estima, observa ainda, que existe um esforço muito grande do atual governo, a fim de deixar em plenas condições de navegabilidade esta que é a principal hidrovia do Estado. Com isso, serão investidos R$ 16,4 milhões do orçamento do RS na obra que deverá começar em dez dias.

***

Baixa – O Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS), indicador de atividade calculado e divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), nessa quarta-feira (3), caiu 13,2% em abril, na comparação com março, quando já havia recuado 10,3% ante o mês anterior. As duas taxas são recordes negativos, levando a atividade industrial em abril, pelo segundo mês seguido, ao menor patamar da série dessazonalizada (desde 2003). “Os choques provocados pela pandemia já tiveram reflexo na indústria gaúcha em março em meio às medidas de isolamento impostas a partir da segunda quinzena do mês. Em abril, em sua totalidade, os efeitos das medidas sobre o setor se intensificaram, com os indicadores industriais mostrando um novo quadro de patamares recordes e declínios sem precedentes em velocidade e intensidade, apesar das políticas de estímulo do governo”, disse o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, avaliando o IDI-RS.

***

Parque – A Prefeitura de Pelotas anunciou o início da construção do Parque Urbano da avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira com rua Doutor Cassiano. Para viabilizar a execução, foram feitos ajustes no projeto original, reduzindo custos. As intervenções começaram ontem com limpeza fitossanitária da área; acompanhamento técnico da SQA, simultânea à construção dos taludes de contenção; e regularização preliminar do pavimento do entorno. A área destinada ao Parque Urbano, atualmente exige do Município a retirada constante de acúmulos de lixo proveniente de descartes irregulares por parte da população sem educação e descompromissada com o próximo. O terreno é de 130 metros de comprimento por 45 de largura, onde será preservada toda a mata existente na parte central. O projeto transformará o atual terreno, disponibilizando, à comunidade, espaços de lazer, caminhadas, recreação, estar e contemplação, integrando-se ao contexto urbano de futuros empreendimentos e promovendo uma visão urbanística linear junto à praça Palestina e outras áreas. A execução do Parque Urbano será em várias etapas

***

Exposição – A Associação Rural de Pelotas anuncia que reconhece as dificuldades do momento e as incertezas que passaram a fazer parte das nossas vidas em função de uma Pandemia mundial que se disseminou neste início de 2020 e não sabemos quando se debelará. De toda forma, há consenso que tal cenário exige a necessidade de uma retomada das pautas positivas e de ações para o desenvolvimento da nossa região. Confiantes da importância do agronegócio como âncora econômica regional foi definido pela realização da 94ª EXPOFEIRA PELOTAS, que ocorrerá no período de 05 a 12 de outubro deste ano de 2020. Em decorrência do “Estado de Emergência” decretado pela Covid-19 que de forma ampla e irrestrita afetou e permanece impactando todas as atividades e também o convívio e o relacionamento social, a ARP conjuntamente com o Sindicato Rural de Pelotas definiram para planejamento, três cenários possíveis para a execução de nosso tradicional e mais importante evento: Cenário 1 – Expofeira totalmente digital; Cenário 2 – Expofeira digital com eventos presenciais voltados para presença de animais; Cenário 3 – Expofeira digital com eventos presenciais para os Seminários, Leilões, Julgamentos de animais, Exposições diversas, Shows e Visitação pública.

***

Até a próxima!

Comentários