COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 24.03.2020

CAMINHOS DA ZONA SUL

www.caminhosdazonasul.com____________________Paulo Gastal Neto

Volta – Retornou a pauta: representantes do grupo espanhol Cobra, que tem interesse em adquirir o projeto da Termelétrica do Rio Grande, participaram junto com o superintendente dos Portos Fernando Estima, com o secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura Artur Lemos, com a presidente da Fepam  Marjorie Kauffmann e com o deputado estadual Fábio Branco, de uma videoconferência para tratar de assuntos relacionados ao projeto da Termelétrica. As reuniões estão sendo realizadas via videoconferência para ajudar a controlar o avanço do coronavírus no país.

***

Durante a reunião ficou acordado que o Grupo fará os ajustes necessários no projeto e retomará o pedido de licenciamento ambiental para o empreendimento.  “Esse é um importante projeto para todos nós. Ele será reeditado e revisitado para minimizar possíveis conflitos anteriores e vamos tratar ele, principalmente o abastecimento de gás entrando pelo Porto do Rio Grande, que nos interessa”, explica o superintendente Fernando Estima, que ainda ressalta que o formato não será mais Ship to ship (de uma embarcação para outra) e sim por tancagem (armazenamento em tanques nas bases portuárias).

***

Fernado Estima esteve na sede da ANEEL, com o governador Eduardo Leite e secretários de Estado, onde a agência garantiu um prazo maior para que se prove que há viabilidade de tirar o empreendimento do papel.  Vale ressaltar a importância do projeto da Termelétrica, tanto para a geração de empregos, quanto para o atendimento da demanda por gás para o desenvolvimento do Estado.

***

Suspensão – O Pelotas Parque Meeting “Robótica e Indústria 4.0” que aconteceria este mês desde ontem foi suspenso devido às medidas de prevenção de contágio do coronavírus. O Parque também adotou medidas como a implantação de sete dispensers de álcool em gel nas áreas comuns e vem informando as empresas sobre a importância de todos manterem as práticas de prevenção. A decisão aconteceu devido às recomendações das autoridades para a contenção do COVID-19, evitando aglomerações. A nova data do evento será anunciada em outro momento, enquanto isso o Parque segue as suas atividades com algumas medidas anunciadas nesta semana. Com relação às atividades de cada empresa e das incubadas presentes no Pelotas Parque, cabe a cada uma delas avaliar a situação e manter as suas equipes orientadas. Já quanto ao funcionamento do espaço, a diretoria está frequentemente emitindo informativos e realizou a colocação de dispensers com álcool em gel 70% em seis pontos das áreas comuns. A Diretora Executiva do Pelotas Parque Tecnológico, Rosâni Ribeiro, destaca que o momento é de cautela e prevenção, por isso todas as medidas possíveis estão sendo tomadas.

***

Coronavírus – Vai ser a pauta daqui para a frente. Tudo o que se projetou até o momento em economia cai por terra. A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul – Fecomércio-RS – encaminhou um ofício ao governador Eduardo Leite em que sugere medidas urgentes para atenuar os impactos econômicos da Covid-19. O setor terciário já sente os efeitos da redução na circulação de pessoas, medida necessária para conter o contágio e evitar o colapso nos sistemas de saúde, mas que ameaça a renda e os empregos de trabalhadores do comércio, serviço e turismo. “A situação afeta especialmente as micro e pequenas empresas, as quais possuem, em geral, um fluxo de caixa mais frágil. Sendo assim, é fundamental a adoção de medidas que lhes provejam maior liquidez, permitindo sua sobrevivência, enquanto durar este cenário” alerta o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.

***

Até a próxima!




Comentários