COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 01.10.2019

    CAMINHOS DA ZONA SUL

    www.caminhosdazonasul.com____________________Paulo Gastal Neto

    Evento – A Câmara de Comércio de Rio Grande marcou os seus 175 Anos com um jantar na última sexta-feira, 27, na sede da entidade que é a mais antiga do Rio Grande do Sul. No evento houve o tradicional reconhecimento a entidades e pessoas com as distinções: Rio-grandino Ilustre e o Troféu Câmara de Comércio. O título Riograndino Ilustre foi outorgado a Ângela Wyse, neurocientista, professora titular do departamento de bioquímica da UFRGS e recentemente eleita membro da Academia Mundial de Ciências. Também recebeu a distinção, Carlos Marques, diretor mundial de operações de suprimentos da Lenovo, maior fabricante de computadores do mundo. O Troféu Câmara de Comércio foi entregue à Bianchini S/A, Indústria, Comércio e Agricultura. A empresa é uma empresa familiar, de capital fechado 100% nacional, com sede em Porto Alegre e com fábricas em Rio Grande e Canoas. Gera em seu complexo industrial e portuário de Rio Grande , cerca de 900 empregos para a nossa cidade. O evento que lotou as dependências do salão nobre da Câmara de Comércio de Rio Grande teve a liderança do presidente Antônio Carlos Bachieri Duarte e contou com a presença do Governador Eduardo Leite.

    ***

    Tecno – A Eficioba, incubada do Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul/UCPel), foi selecionada para a segunda fase do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Programa Centelha/RS). A proposta dos empreendedores é utilizar a Tecnologia BIM (em português, chamada de Modelagem de Informações da Construção) em habitações sociais de famílias de baixa e média renda. A partir da aplicação da ferramenta em reformas rápidas, os proprietários da Eficiobra propõem a redução de tempo e custos. Com a utilização da Tecnologia BIM, é possível criar digitalmente a planta 3D da construção com interação de várias informações importantes sobre o projeto, como número de funcionários necessários, tempo de obra, valor final, materiais necessários, entre outros. O Centelha/RS busca estimular o empreendedorismo através de produtos e serviços com ideias tecnológicas inovadoras no estado. Como premiação, o programa oferece suporte financeiro para o desenvolvimento do projeto ofertado pelo empreendedor vencedor. Os participantes obtêm benefícios como acesso a incubadoras e potenciais investidores, serviços de parceiros, ampliação de networking e divulgação da empresa, entre outros. Reconhecido e executado em âmbito nacional, o programa no estado está sob responsabilidade da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). O resultado final da seleção está previsto para ser divulgado em março de 2020.

    ***

    CDL – A Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas elegeu ontem, 30 de setembro, os membros que integram a gestão 2019/20 da entidade. Na ocasião foram eleitos novos Conselheiros Gestores, como já é tradicional a cada ano, e Consultivos a cada biênio. A eleição aconteceu em uma assembleia ordinária realizada na CDL Pelotas e os novos membros tomam posse a partir de 1ᵒ de outubro. A assembleia foi presidida pelo conselheiro Enio Antônio Ludke Ferreira, que destaca a importância da renovação na entidade. “Todos os nomes sugerimos foram aprovados por unanimidade e estamos certos de que temos uma gestão de muito sucesso pela frente”, afirma. Na pauta da assembleia ainda esteve o convite para o Mérito CDL 2019, evento promovido em parceria com a Associação Comercial de Pelotas – ACP, que terá os nomes dos homenageados revelados para a imprensa nesta terça-feira, 01 de outubro. A CDL Pelotas é responsável por eventos importantes que demandam muita preparação ao longo de um ano inteiro, como a Fenadoce e o Pelotas Doce Natal, fundamentais para a economia e o turismo da cidade. O novo Conselho Gestor e Consultivo ficaram da seguinte forma:  Ariel Gustavo Ferreira João – Cisplatur Viagens; Daniel Barbosa Centeno – Hidrosul; Enio Antônio Ludke Ferreira – Escola Santa Monica; Enio Luis Machado Lopes – Enil Informática; Everson Neumann Wendt – Wg Celulares; José Luiz Lima Laitano – Nissul Veículos; Mauro Rodrigues Bessa – Aquarela Tintas

    ***

    Conselho ConsultivoAlceu Beduhn – AB Refrigeração; Benno Stefanello – Cia do Calçado; Cimarino d”Avila – Rede Tchê Farmácias; Cleber Faria Berndsen – Moto Estilo; Deivid Damaceno – Damaceno Implem. Agrícolas; Eliane Bertinetti Sedrez – Móveis Sedrez; Teresa Regina Satte Alam Oliveira – O Boticário; Marcia Helena Krause Schwantz – Malharia Decolores; Marcia Ribeiro Casarin – Casarin Basic; Max Teogenes Michels – Eletrica Max; Osvaldo Gaspar da Fonseca Neto – Lojas Hercílio; Sergio Antônio Jardim Gogoy – Panorama Imóveis.

    ***

    Até a próxima!




    Comentários