COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 25.09.2019

    CAMINHOS DA ZONA SUL

    www.caminhosdazonasul.com____________________Paulo Gastal Neto

    Bate – A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados promoveu na tarde da segunda-feira, 23, na sede da Câmara de Comércio de Rio Grande, audiência pública para tratar do maior porto gaúcho. Foram debatidos temas como potencialidades, gargalos e perspectivas para o Porto da cidade de Rio Grande. O debate foi proposto pelo deputado federal Afonso Hamm-PP e contou com a presença do Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni. Considerado o segundo mais importante porto do Brasil para o desenvolvimento de negócios internacionais o porto gaúcho movimentou cerda de 42 milhões de toneladas de cargas em 2018. Soja, celulose, animais vivos entre outros grãos estão entre os principais produtos de exportação dos terminais riograndinos.

    ***

    Rebate – A reunião que reuniu mais de duzentas lideranças da região sul do estado, capitaneadas pelas Aliança Rio Grande e Pelotas, transpareceu ser também uma espécie de desagravo ao projeto de um “novo porto” no litoral norte do estado, em Torres ou Arroio do Sal. Nenhum dos presentes considerou a ideia como viável, ainda mais neste momento de afirmação dos modais integrados, como já existe em Rio Grande e espera sim mais investimentos do estado.

    ***

    Aniversário CMPC – Celulose, que retirou o ‘riograndense’ do nome, prepara-se para as comemorações de seu centenário no Brasil e dez anos de Rio Grande do Sul. A ideia da nova direção é dar pouco valor aos vínculos com o estado gaúcho, como nos tempos do ex-presidente Valter Lídio. Mesmo assim um evento restrito marcará a data e será realizado em Porto Alegre, no dia 6 de novembro.

    ***

    Voo I – Aconteceu na última quinta-feira, na sede da Câmara de Comercio de Rio Grande, reunião sobre a retomada da aviação civil regional entre a cidade vizinha e Porto Alegre. Os voos devem começar a ocorrer a partir de novembro deste ano. Estiveram fazendo a explanação sobre o início das operações, os dirigentes da TWOFlex Táxi Aéreo Ltda, uma subsidiária da Gol Linhas Aéreas que irá realizar as operações.

    ***

    Voo II – O trajeto Bagé / Porto Alegre já foi inaugurado. Os voos que fazem as linhas comerciais entre as duas cidade partem às 7h15min, do aeroporto internacional comandante Kraemer para o aeroporto Salgado Filho. O modelo de aeronave utilizado é o Cessna 208B Caravan, da Gol/TwoFlex. O início de operações em Rio Grande está previsto para 10 de novembro e São Borja para o dia 21 do mesmo mês.

    ***

    Luz – O acesso sul de Pelotas, que recentemente recebeu um viaduto que cria uma via direta com a BR-392 em direção a Rio Grande, começou a receber postes para iluminação em LED. As estruturas metálicas estão sendo fixadas nos canteiros centrais das avenidas Saturnino de Brito e Viscondessa da Graça. O investimento no novo sistema é de R$ 216 mil e os recursos têm origem na linha de crédito Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal. A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) é responsável pelo andamento do projeto executado pela empresa Veiga Engenharia.

    ***

    Mobilidade – A palavra da moda em se tratando de cidades modernas. Pois Pelotas já conta com Plano de Mobilidade Urbana Sustentável. A Prefeita Paula Mascarenhas assinou o decreto que institui o instrumento e estabelece os objetivos e as diretrizes para sua implantação, monitoramento, avaliação e revisão periódica, visando efetivar a política municipal do setor. O Plano segue a Lei Federal que estabelece a Política Nacional de Mobilidade Urbana, e objetiva à integração entre os modos de transporte e a melhoria na acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no território do município. Pelo documento, cidades com mais de 20 mil habitantes precisam ter seu próprio Plano de Mobilidade.

    ***

    Até a próxima!




    Comentários