GOVERNADOR ANUNCIA APOIO AOS PLEITOS DA AZONASUL

    Três pleitos apresentados ontem (14) pelos prefeitos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azoansul) ao governador Eduardo Leite (PSDB) serão atendidos. A audiência, acompanhada por 18 chefes do Executivo da região, deputados da zona sul, dois secretários estaduais:  de Logística e Transportes, Juvir Costella, e de Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos e lideranças municipais ocorreu no Palácio Piratini surpreendendo pelo número expressivo de representações.

    Leite comprometeu-se em equacionar as questões do licenciamento do Estaleiro EBR, em São José do Norte, com a manutenção da lei  15.223/18, que institui a Política Estadual da Pesca no RS, banindo a pesca de arrasto e liberação de recursos para o asfaltamento dos três quilômetros da RS 706, que liga o município de Cerrito à BR 293.

    O presidente da Azonasul, Mauro Nolasco (PT), prefeito de Capão do Leão, apresentou os pleitos pedindo mais atenção  às rodovias estaduais: RS 608, que liga o município de Pedras Altas a Pinheiro Machado, cujo trecho está totalmente intransitável; a RS 265, do município de Canguçu até a localidade de São Lourenço do Sul, que apresenta muitos problemas; a RS 734, que liga a praia do Cassino à cidade de Rio Grande e o acesso asfáltico da RS 354, que leva ao município de Amaral Ferrador. “ Essas obras são imperiosas para o escoamento de produção na zona sul. Por isso, estamos aqui com esta grande comitiva para reforçar o s eu comprometimento com a nossa região”, apelou Nolasco ao governador.

    Ao anunciar o atendimento à pauta relativa à rodovia de Cerrito, o governador voltou a falar sobre a falta de recursos e o impedimento para que se façam novos investimentos. “ Não há o que possa ser feito para incrementar recursos. O Estado está sem dinheiro e estamos buscando a recuperação. Tenham a certeza de que não nos falta vontade”, disse Eduardo.  Com relação ao trecho da estrada de Canguçu, Leite afirmou que já está contemplada no último anúncio do pacote de investimentos.

    O deputado estadual Luiz Henrique Viana, responsável pelo agendamento da audiência, avaliou positivamente o encontro: “Saí muito satisfeito do encontro. O governador deu uma atenção especial à representação da Zona Sul e encaminhou principalmente três pedidos importantes, a obtenção da licença ambiental do estaleiro em São José do Norte, a defesa dos interesses da política da pesca no Estado e a continuidade das obras na estrada do Cerrito”, destacou Viana.[spacer height=”20px”

    SANTA CASA – A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas aproveitou a reunião para pedir ajuda ao Estado para reverter a crise financeira da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, que acumula uma dívida de mais de R$ 50 milhões. Ela pediu a colaboração do governador para que o hospital possa contrair um empréstimo junto ao Banrisul, capaz de regularizar os pagamentos em atraso. Em resposta, o governador garantiu encaminhar à Secretaria de Saúde a análise da situação para a busca de alternativas.




    Comentários