POTENCIALIDADES DE PELOTAS PAUTAM ENCONTRO COM SECRETÁRIO

Reunião-almoço da prefeita Paula Mascarenhas com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, na quinta-feira (27), aconteceu em restaurante no Mercado Central. Foto: Gustavo Vara

Titular de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, reconheceu a estrutura favorável do município para o acolhimento de novos empreendimentos

As potencialidades do turismo de Pelotas para o desenvolvimento local e regional pautaram a reunião-almoço encontro da prefeita Paula Mascarenhas com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, na quinta-feira (27), no Mercado Central. Recentemente no Município para a abertura da 27ª Fenadoce, o representante do Estado destacou a estrutura favorável e a mão de obra qualificada da cidade para acolher novos investimentos.
O desafio de tornar Pelotas ainda mais atrativa para os empreendimentos foi apontado pela prefeita, que assinalou os esforços da Prefeitura para que o processo seja cada vez mais ágil e eficiente. Exemplo disso é o lançamento do Alvará Online – sistema que integra os fluxos para emissão de documentos, trazendo mais celeridade para a abertura de empresas.
“Precisamos estimular quem gera desenvolvimento e riqueza para a região, criando um ambiente acolhedor e melhorando a qualidade de vida no município”, reforçou Paula, mencionando os recentes negócios instalados em Pelotas.  Com experiência profissional no polo naval de Rio Grande, Irigaray disse conhecer bem a realidade da região; mesmo assim, tem percorrido as cidades do Rio Grande do Sul para inteirar-se das demandas de cada localidade. O secretário enfatizou a relevância de associar o turismo ao desenvolvimento econômico, considerando a força desta indústria, e frisou ser fundamental o incentivo a vários mercados atrativos, o que fortalece a economia local.
“Nossa ideia é que o turismo funcione no Rio Grande do Sul de forma a destacar-se nacionalmente”, afirmou Irigaray. O encontro desta quinta contou com a presença de lideranças locais, representantes de sindicatos da região e, ainda, do secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Gilmar Bazanella, do diretor-presidente da Companhia de Informática de Pelotas, Cristian Küster, e de equipe da Sdeti.
Até o final do dia, o secretário estadual cumpre agenda na cidade para conhecer empreendimentos locais, além de visitar o Pelotas Parque Tecnológico – considerado uma referência em tecnologia e inovação, sediando 52 entidades ligadas ao setor tecnológico.



Comentários