COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 02.07.2019

 

CAMINHOS DA ZONA SUL

www.caminhosdazonasul.com____________________Paulo Gastal Neto

Opa – Em reunião com a bancada gaúcha na semana passada o diretor-geral do DNIT, General Antônio Leite dos Santos Filho, atualizou os números quanto a liberação de trechos duplicados da BR-116 Sul. Está prevista a entrega de 47 km de estradas duplicadas entre Pelotas e Guaíba no início do mês de agosto. Filho sinalizou ainda que até o final de 2019 serão duplicados 70km da BR-116, entre os lotes 4, 7 e 9.

***

Mais um passo – Em que pese a pressão da ‘turma do contra’ ou do quanto pior melhor, que já ocupou a principal cadeira do paço municipal, a Havan recebeu na semana passada, das autoridades municipais, o termo de compromisso ambiental e o alvará de licença que dão o aval para a instalação do empreendimento em Pelotas. A empresa poderá começar a construção de sua sede, na avenida Zeferino Costa, em área arrendada junto ao Jockey Club de Pelotas. Serão geradas cerca de 430 vagas de emprego sendo, 150 na Havan, 30 na praça de alimentação e outras 250 no Comercial Zaffari, segundo o sócio do empreendimento, Nilton Hang.

***

Economia e NegóciosA Sondagem Industrial, divulgada pela FIERGS, mostra que dois dos seis indicadores avaliados na pesquisa recuaram entre abril e maio. A produção passou de 49,3 para 49,1 pontos, enquanto o número de empregados caiu de 48,4 para 47,5. Os indicadores variam de zero a cem pontos, sendo que valores abaixo de 50 representam queda em relação ao mês anterior. De acordo com a Sondagem, realizada entre 3 e 12 de junho, a intenção de investir teve uma pequena melhora, embora permaneça em patamar baixo. Passou de 48,6 pontos, em maio, para 49, em junho, mas ainda distante dos 54,8 pontos de abril. Ao utilizar 68% de sua capacidade produtiva no mês de maio, a indústria gaúcha ficou um ponto percentual abaixo de abril. Já a utilização de capacidade instalada (UCI) em relação ao usual caiu de 43,1, em abril, para 41 pontos, o menor nível desde maio do ano passado. O acúmulo de estoques também teve números negativos no mês e o índice em relação ao planejado ficou em 52,8 pontos. Diferentemente de outros indicadores da Sondagem, o nível neutro é de 50 pontos e valores maiores indicam excesso de estoque, o que ocorre na indústria gaúcha desde fevereiro de 2019.

***

Tendência positiva – Segundo os empresários gaúchos consultados na pesquisa, as expectativas pouco se alteraram em junho e continuaram mostrando uma tendência positiva para o setor nos últimos seis meses do ano. O indicador de demanda caiu um pouco, recuando de 55,9 para 55,7 pontos no período, mas ainda acima dos 50, revela perspectiva positiva nos negócios futuros. Já as compras de matérias-primas passaram de 54,1 para 53,2 pontos, e as exportações caíram de 54,6 para 52,8 pontos. A exceção foi o emprego. O indicador continuou abaixo dos 50, passando de 49, em maio, para 49,5 pontos, em junho.

***

Tecno – O Parque Tecnológico recebe, de amanhã até o dia 04, a segunda edição do Robopel. A atividade vai reunir alunos e professores para uma programação de interações com robôs da Lego, projetos arduíno, computação desplugada, aprendizagem criativa e programação no scratch. O evento é uma iniciativa do parque em parceria com a prefeitura e mais de mil alunos estão inscritos no evento. Durante a programação alunos da Escola do SESI, discentes da UFPel, do IFSul, alunos de computação das escolas públicas municipais e estaduais, e empresas parceiras irão apresentar projetos que estão desenvolvendo em computação criativa.

***

Prestígio – A indústria pelotense Biscoitos Zezé recebeu na semana passada a visita do Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, acompanhado de sua equipe. Irigaray estava acompanhado do Secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas, Gilmar Bazzanella e do presidente do SECOVI-Sul, Sérgio Cogoy, além de sua equipe de Porto Alegre. Os dirigentes da área econômica do estado e do município foram recebidos pelos diretores da Biscoitos Zezé, Fábio Ruivo e Jader Ruivo. A indústria pelotense vem apresentando crescimento em sua participação no mercado de biscoitos em todo o sul do país e a expansão do mercado também é estudada pelos dirigentes.

***

Até a próxima!




Comentários