AZONASUL SEDIA INTERIORIZAÇÃO DA FAMURS

Evento ocorre nesta terça

Nesta terça-feira, a Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs)  dará prosseguimento ao seu calendário de interiorizações em 2019 chegando ao Sul do Estado através da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), que recebe a atividade a partir das 9h, em sua sede – rua Andrade Neves, 2077, sexto andar, em Pelotas. A programação do Famurs pelo Rio Grande, que tem o patrocínio do Banrisul, prevê reuniões com prefeitos para divulgar a 3a EDIÇÃO DO PRÊMIO BOAS PRÁTICAS DA FAMURS, lançado pela Federação durante a Assembleia de Verão.

Durante os encontros, o coordenador das áreas de educação e cultura da Famurs, Itamar Baptista Chagas, apresentará a honraria que será entregue a prefeituras que tenham desenvolvido práticas bem-sucedidas em 10 áreas: agricultura, assistência social, comunicação social; cultura, turismo e lazer; educação; fazenda; meio ambiente; saúde; segurança pública e mobilidade urbana; e trânsito. As administrações municipais podem inscrever até o dia 26 de abril projetos que tenham sido desenvolvidos entre janeiro de 2018 e fevereiro de 2019. O objetivo do Prêmio é estimular o intercâmbio e a troca de experiência nos municípios gaúchos, respeitando a d iversidade local. A honraria recebe igualmente o patrocínio do Banrisul.

Além disso, segundo o superintendente técnico e de relações institucionais da entidade, Luiz Gustavo de Souza, neste ano o foco do Famurs pelo Rio Grande será a educação. “Os municípios precisam destinar 25% do seu orçamento para a área, então optamos por priorizar essa demanda e auxiliar os prefeitos a cumprirem com essa determinação”, afirma Souza. Desta forma, com intuito de auxiliar os municípios com a atualização dos currículos escolares, que tem prazo até outubro, a Federação promove a palestra “A base curricular gaúcha: como organizar o currículo no munic&iacut e;pio”. As conversas serão ministradas pela secretária executiva da Undime-RS, Marléa Ramos, e pelo doutorando em Educação pela UFRGS, Diego Lutz.

No decorrer do evento, assuntos de interesse das associações regionais também devem ser debatidos. Os encontros são voltados para prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais, especialmente na área de educação.




Comentários