A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), a Emater, a Embrapa, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) promovem, nos dias 28 e 29 de novembro, a 3ª Reunião Técnica Nacional e o 3º Encontro Estadual de Olivicultura, no Auditório da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas.
A programação inclui painel para avaliação da situação do cultivo de cerca de 7 mil hectares de oliveiras no Brasil, a ser relatado por técnicos de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Também estão previstas palestras técnicas sobre adubação, controle de pragas e doenças e manejo de olivais. Resultados de produção e qualidade do azeite serão apresentados por técnicos e pesquisadores nacionais e uruguaios.
Cultura ainda considerada nova no Rio Grande do Sul, a olivicultura cresce significativamente na Metade Sul do Rio Grande do Sul, onde mais de 4,5 mil hectares são cultivados. Em 2018, oito fábricas processaram 58 mil litros de azeite para olivicultores gaúchos.
As inscrições podem ser feitas no site da Embrapa.