O Hecho a Mano, consolidado evento de arte promovido pelo Madre Mia, terá edição especial nesta terça-feira(18), a partir das 19h, com a presença dos artistas do projeto Arte no Muro 2. Os artistas Zezão, Derlon, Rafael Lemmmas, Bethovem, Edmilson Vasconcelos e James Duarte estarão participando com o público das criações. Os seis foram selecionados a partir de edital público para assinarem as obras no muro acústico do Terminal de Toras do Porto de Pelotas (TPP). Enquanto a galeria a céu aberto está em fase de finalização, a parceria entre OTROPORTO e Madre Mia se uniu para uma noite de muita arte. “Pensamos em compartilhar com o público a experiência destes grandes nomes da arte urbana em um evento que fortalece ainda mais a nossa verve cultural”, ressalta Duda Keiber, coordenador do OTROPORTO.
O Hecho a Mano nasceu com a ideia de oferecer ao público a experiência de imersão em um grande atelier de arte. A intenção dos proprietários do local foi criar uma reunião coletiva entre público e artistas, para livre criação, e muitas edições já lotaram o espaço. A dinâmica é simples e qualquer um pode participar, crianças, adultos, artistas ou não. “Em vez de folhas de papel, o suporte de desenho são bolachas de chopp. As mesas ficam cheias de materiais de desenho, em um cenário que inspira a criação”, resume Raul Garré, proprietário do Madre Mia. O tema é livre e não são priorizados apegos à técnica e qualidade do desenho. Depois de criadas, as obras são entregues no balcão do restaurante. “Nossa ideia é compilar tudo e montar uma exposição e um livro”, finaliza.
ARTE NO MURO – O Arte no Muro 2 contou com processo de seleção através de edital público. São seis painéis de diferentes tamanhos, ao longo da extensão do muro acústico pela rua João Pessoa. A escolha das obras foi feita pela curadoria formada pelo professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), José Luiz de Pellegrin – doutor em Artes pela USP, pelo secretário de Cultura, Giorgio Ronna, pelo publicitário Franco Xavier, pelo artista Bero Moraes – integrante da primeira etapa do Arte no Muro, pela arquiteta Fernanda Pereira, pelo mestrando Fabrício Barreto – que desenvolve pesquisa sobre arte urbana na região do Porto e integrantes do OTROPORTO, uma iniciativa da Sagres e CMPC Celulose Riograndense.
Serviço:
Hecho a mano – edição Arte no /Muro
Dia 18/09 – terça-feira
A partir das 19h, no Madre Mia
Endereço: Rua Santa Cruz, 2200