ABERTURA DA COLHEITA DO ARROZ SERÁ NA EMBRAPA-CAPÃO DO LEÃO

Pref. Paula reunião diretoria Federarroz e IRGA – Fotos Gustavo Mansur

Federarroz decide trazer evento oficial de volta à região após 18 anos e promete fazer, em 2019, a maior e melhor Abertura de todos os tempos

A comissão organizadora da Abertura Oficial da Colheita do Arroz 2019 esteve reunida com a prefeita Paula Mascarenhas, na tarde da última sexta-feira (14), para comunicar oficialmente à chefe do Executivo pelotense o retorno do evento à região, após 18 anos.  A 29ª edição vai ocorrer de 20 a 22 de fevereiro de 2019, na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Terras Baixas, do Capão do Leão (junto ao campus da Universidade Federal de Pelotas – UFPel) e terá como tema “Matriz Produtiva – Atividade Diversificada, Renda Ampliada”, que irá discutir as oportunidades e cenários para a cultura do arroz e alternativas para aumentar a rentabilidade da lavoura.
“Somos muito gratos pela escolha, que nos parece mais que justa, uma vez que a Zona Sul é o maior polo arrozeiro e Pelotas conta com pesquisa altamente qualificada no setor. Um evento de grande porte como a Abertura da Colheita do Arroz mexe com toda a cadeia produtiva e com a economia local, em todas as esferas. Só temos a ganhar”, disse a prefeita, convidada a participar da cerimônia de abertura, na tarde do dia 22.
Diretor jurídico da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), que organiza o evento, Anderson Belloli recorda que o Rio Grande do Sul responde por 70% da produção arrozeira de todo o país e que os produtores da Zona Sul são referência no Estado. Ele adiantou que a edição de 2019, que também será comemorativa aos 30 anos da Federarroz, deve ser “a maior e melhor abertura de todos os tempos” e sinalizou a vontade de manter o evento na Região Sul também em 2020.
Belloli solicitou o apoio do poder público para garantir a segurança tanto no evento quanto na área de acesso, pela BR-293. Paula afirmou que levará o assunto às reuniões do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), para que o esquema seja articulado com antecedência. O secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Fernando Estima, disse encontrar no evento uma excelente oportunidade para explorar o turismo no Município. Estima colocou a Secretaria à disposição dos organizadores, para auxiliá-los nas áreas de gastronomia e hotelaria, e cogita preparar uma programação paralela à Abertura da Colheita, a fim de atrair as famílias dos participantes, como organizar um city tour para mostrar aos visitantes as atrações históricas e culturais de Pelotas.
O lançamento oficial da Abertura Oficial da Colheita do Arroz 2019 será no dia 10 de outubro, durante a 92ª Expofeira Pelotas, na Associação Rural. Também participaram da audiência com a prefeita André Matos, coordenador do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga); Clênio Pillon, chefe geral da Embrapa Clima Temperado; Fernando Rechsteiner, presidente do Sindicato Rural de Pelotas, e a assessora do evento, Angela Azevedo Velho.

Comentários