COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 18.09.2018

CAMINHOS DA ZONA SUL

www.caminhosdazonasul.com____________________Paulo Gastal Neto

Luz – O projeto de iluminação viária implantado pela Ecosul no Polo Rodoviário Pelotas já contemplou diversos municípios. Em Pelotas, o trevo de acesso à Cascata, no km 87 da BR 392, passará a operar com iluminação LED nos próximos dias. As obras nos demais pontos têm previsão de finalização até dezembro. No km 511 da BR 116, na nova ponte do Retiro, as obras foram concluídas com tecnologia LED. A adoção da luz branca permite uma luz mais direcional, com alto fluxo luminoso e que não ofusca a visão dos motoristas. Com este tipo de luminária, a economia de energia pode chegar a 80%, como alcançado em outros projetos com essa solução, na concessionária. O acesso ao Jardim América, no Capão do Leão, no km 530 da BR 116, já está 100% operante, resultando em mais segurança para motoristas e também moradores que circulam no local à noite. Da mesma forma, no km 117 da BR 392, o trevo da Nutrisa já conta com a nova iluminação. Em Turuçu, a ponte sobre o Arroio Grande, no km 482, da BR 116, a obra já está concluída por parte da concessionária. Falta apenas a energização do circuito a partir da iniciativa da Prefeitura local.

***

Ti – A Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas, irá sediar, nos dias 29 e 30 deste mês, o “Digital Expert” – evento que busca, através de uma metodologia própria e multidisciplinar, promover aos participantes um conteúdo atualizado e que reflita a realidade do mercado digital. Quem irá ministrar as aulas será o professor Rafael JK, Growth Hacker e especialista em marketing digital, atualmente co-CEO da agência Sanders Digital e professor de diversos cursos de pós-graduação e MBA’s. O encontro acontecerá das 9h às 17h, no auditório da Faculdade, localizado na Rua Gonçalves Chaves, 602. Inscrições e informações sobre o curso disponíveis pelo site www.tudodeshare.com.br .

***

Talento – Alunos da Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Negócios da Universidade Católica de Pelotas, através da disciplina de Marketing Estratégico, tiveram o desafio de elaborar um plano de marketing para as empresas incubadas do Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul). Nos dias 12 e 13 últimos eles ouviram os empreendedores, que apresentaram as suas respectivas empresas. Agora, na sequência, os pós-graduandos realizarão um plano de marketing baseado nos cases apresentados. Vão traçar estratégias de posicionamento de marca, distribuição, precificação e de produto. É uma experiência efetiva e uma oportunidade ímpar, pois as empresas terão acesso a um plano de marketing, tudo isso desenvolvido por alunos e com supervisão de professores especialistas. O principal objetivo da atividade é aproximar a realidade de mercado de empresas nascentes com a academia.

***

Cimento – Em reunião, os associados do Sinduscon de Pelotas e Região debateram a pauta setorial com encaminhamentos a serem apresentados ao Executivo Municipal e demais organismos de interface com a cadeia produtiva. Entre os principais anúncios, destaque para o consenso, dentro do setor, no estabelecimento de uma nova proposta ao modelo de cobrança das medidas mitigatórias, a qual atenderá questões internas e suprirá os anseios do Poder Público. O trabalho será apresentado na próxima reunião do Conselho Municipal do Plano Diretor (Conplad) e está embasado, conforme o arquiteto Marcelo Moreira, em modelos já adotados por cidades brasileiras, como Belo Horizonte, tendo por base a legislação vigente do Ministério das Cidades. Os construtores ainda discutiram as propostas da negociação coletiva; os encaminhamentos e posicionamentos sobre a cobrança da taxa de renovação de alvarás municipais  às empresas e o estabelecimento de um novo grupo de trabalho focado em projetos na região da Avenida Ildefonso Simões Lopes, visando melhorias na infraestrutura, principalmente no fornecimento de água pelo Sanep.

***

Exemplo – O fundador do Parque Tecnológico da PUC-RS, Jorge Audy, visitou Pelotas na semana que passou. Ele veio conhecer o modelo de gestão diferenciado do Pelotas Parque Tecnológico. Jorge Audy também cumpriu agenda com a prefeita Paula Mascarenhas, acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) Fernando Estima e pela diretora executiva do Parque, Rosâni Ribeiro. O superintendente da Tecnopuc, ao comentar sobre experiências que não foram bem sucedidas em outros locais, destacou que o exemplo de Pelotas é muito interessante, pois reúne Poder Público e iniciativa privada em uma gestão integrada.  Audy também visitou as reitorias da UFPEL e UCPEL.

***

Responsabilidade Social – Lançado na última quarta-feira mais uma edição do Circuito Ecosul de Atletismo. É a 13ª edição do evento que este ano presta uma homenagem a fundista pelotense Marli Matias, corredora que representou a cidade por mais de três décadas em diversas provas, incluindo oito participações na São Silvestre. O circuito é uma das ações de responsabilidade social da concessionária, mais longevas. A primeira etapa começa em Jaguarão no próximo dia 29 de setembro, passa por Rio Grande em 20 de outubro e se encerra em 24 de novembro em Pelotas.

***

Até a próxima!

Comentários