CRIADOR DO POLO TECNOLÓGICO DA PUC-RS VISITA PELOTAS

Jorge Audy conheceu os espaços do Parque Tecnológico e conheceu as reitorias da UFPel e UCPel

O modelo de gestão diferenciado do Pelotas Parque Tecnológico inspirou visita do cofundador do Parque Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Tecnopuc), a Pelotas, nesta terça-feira (11). Além de conhecer o polo, Jorge Audy também cumpriu agenda no Paço Municipal, onde se reuniu com a prefeita Paula Mascarenhas, acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) Fernando Estima e pela diretora executiva do Parque, Rosâni Ribeiro.
A prefeita relatou à Audy um pouco da história por trás do projeto do Parque. A ideia começou a tomar forma durante a gestão do ex-prefeito Bernardo de Souza, em 2005, e cresceu nos governos seguintes. O superintendente da Tecnopuc, ao comentar sobre experiências que não foram bem sucedidas em outros locais, destacou que o exemplo do município é muito interessante, pois reúne Poder Público e iniciativa privada em uma gestão integrada.
“É muito bom ouvir alguém com a experiência do Jorge Audy falando positivamente do projeto do Parque, que parecia um sonho distante no início e hoje é referência”, comemorou Paula. Ainda durante a visita, a prefeita e o secretário convidaram Audy para tornar-se embaixador do projeto do Parque, ajudando a divulgá-lo no Estado e contribuindo com seu conhecimento para fomentar a expansão da iniciativa.

Prefeita Paula Mascarenhas em reunião com o presidente da entidade nacional de Parques Tecnológicos, Jorge Audy – Foto: Gustavo Vara

Também integraram a comitiva o gestor do Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul), Fabio Neves, e os coordenadores da incubadora da Conectar, Felipe Marques e Vinicius Campos.
Programação da visita
No início da tarde, Jorge Audy também passou pelo Parque Tecnológico, onde participou de reunião no espaço coworking gerenciado pela Coplace, com o secretário Estima, a diretora Rosâni, o diretor da Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel), Eduardo Carpena, representantes dos centros de incubação das universidades Católica (Ciemsul) e Federal (Conectar) de Pelotas e de empresas de tecnologia.
O gestor da Tecnopuc também conheceu as salas e os projetos das instituições sediadas Cigam Gestor, Vetorial Internet, Outdabox, Donamaid e Indeorum.
Audy encerrou a visita a cidade conhecendo a reitoria da UFPel e ministrando palestra na UCPel para estudantes e empresários locais sobre a importância dos ecossistemas de inovação no desenvolvimento das cidades.

Comentários