PREFEITURA DE PELOTAS E BNDES FIRMAM PARCERIA DE COOPERAÇÃO

Parceria técnica visa estudos de viabilidade para qualificar o sistema de iluminação pública

Foi publicado, nesta sexta-feira (20), o extrato do Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Pelotas e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A parceria tem o objetivo de estudar a mudança no sistema de iluminação pública do município para lâmpadas mais eficientes, com economia de energia.

A partir dessa publicação, que versa sobre o planejamento e estruturação de projetos de infraestrutura, passa a valer um cronograma de atividades que deve ser seguido por ambas as partes. O BNDES será o responsável pela contratação da empresa de consultoria.

Nesta primeira etapa, que está condicionada à validação de um termo de referência, a vencedora deverá realizar estudos para a implementação do novo sistema de iluminação pública, com a finalidade de qualificar a infraestrutura da cidade e beneficiar a população, sem uso de recursos municipais. Este investimento vai ser pago no final do Acordo de Cooperação, quando o novo parque de iluminação pública for instalado por uma empresa contemplada na licitação da Parceria Público-Privada (PPP).

Planejamento e execução passam por avaliação do Executivo Municipal que, além de acompanhar as atividades, poderá destinar a áreas como saúde e educação os recursos que seriam gastos em todo este processo, caso fosse viabilizado sem a parceria.

A iluminação está diretamente ligada à segurança, por isso é essencial que seja eficiente e moderna, destaca a Prefeita Paula Mascarenhas. “Estamos buscando, por meio desse acordo com BNDES, cumprir um compromisso de campanha, que é a modernização de todo sistema”, esclareceu a prefeita.




Comentários