COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 28/11/2017

CAMINHOS DA ZONA SUL

www.caminhosdazonasul.com____________________Paulo Gastal Neto

Gastronomia – Estaria em estudos a possibilidade da abertura de um Madero no Shopping Pelotas – www.restaurantemadero.com.br. A informação é com exclusividade da coluna. O primeiro Madero foi inaugurado pelo ‘chef’ Junior Durski no centro histórico de Curitiba, em 2005 e hoje já são mais de 100 restaurantes presentes em diversas cidades brasileiras. Durski é autodidata, viajou por diversos países do mundo até criar o Madero e com ele a série de Hambúrgueres e o conhecido melhor Cheeseburguer do mundo. A ideia de abrir uma casa em Pelotas está amadurecendo e a concretização do sonho pode estar chegando.

***

Luz – O setor energético do RS recebeu um importante impulso no último dia 17. Foi assinado, em Porto Alegre, um acordo entre Eletrobras, Eletrosul, a empresa chinesa Shanghai Electric e o Clai Fund, Fundo Chinês para Investimento na América Latina, que assegura investimentos de R$ 3,9 bilhões para melhorar e expandir o fornecimento de energia elétrica no Estado. O governo do estado também assinou o documento, como testemunha. Conforme o Executivo estadual, o recurso será usado para construir 1,9 mil quilômetros de linhas de transmissão e oito novas subestações, além de ampliar 13 subestações que já existem. As obras devem começar em março de 2018 de estar concluídas em até 48 meses; durante a execução, a expectativa é gerar onze mil empregos diretos. O novo sistema de transmissão deve melhorar o fornecimento de energia para a região metropolitana e criar um novo ponto de atendimento na região Norte.

***

Agro – A  Associação Rural de Pelotas elegeu, em assembleia geral ordinária a sua nova diretoria e conselhos técnico e fiscal para o biênio de dezembro de 2017 a dezembro de 2019. Somente uma chapa, de situação, liderada pela atual vice-presidente da ARP, a agropecuarista Carolina Luiza Peró Osório, apresentou candidatura, a própria. O nome de Carolina foi homologado e a posse da nova diretoria está marcada para o dia 11 de dezembro. Os integrantes da nova Diretoria Gestão 2017/2019 são: Presidente: Carolina Luiza Peró Osório; 1º Vice-Presidente: Germano Dias Hadler; 2º Vice-Presidente: Roberto Quinto Di Cameli; 3º Vice-Presidente: Elisabeth Amaral Lemos; 1º Diretor Secretário: Ana Carolina Issler Ferreira Kessler; 2º Diretor Secretário: Rodrigo Lopez Gonzalez; 1º Diretor Financeiro: Augusto da Matta Rassier; 2º Diretor Financeiro: Fabio Langlois Ruivo; Diretor: Joaquim Francisco B. Assumpção Mello; Diretores: Luís Fernando Assumpção Magalhães, Luís Ottoni Gastal Xavier, Eduardo Allgayer Osório, Paulo Roberto Lemos Centeno, Cristina Soares Ribeiro, Milton Martins Moraes Filho, Roberto Xavier Martins, Mercedes M. de Echenique, Fabio Terra Leite. Conselho Técnico: Gilberto, Azambuja Centeno, Daniel de Souza Mello, Rouget Gigena Wregue, Anna Luiza Sampaio Quinto Di Cameli (suplente). Conselho Fiscal: José Francisco Gonçalves Ruivo, Luiz Antonio Simões Lopes, Paulo Roberto L. Benemann, Elmar Carlos Hadler (suplente), Conselho Consultivo (Membros natos), José Luiz Martins Costa Kessler (Presidente), Darcy Trilho Otero, Elmar Carlos Hadler, Fernando Antônio Figueiredo de Azeredo, Gilberto Azambuja Centeno, Joaquim Francisco B. Assumpção Mello, José Fernando Quadros de Leon, Milton Martins Moraes Filho e Rodrigo Fernandes de Sousa Costa.

***

Trem – A ex-America Latina Logística, ex-RFFSA e hoje Rumo ALL está sinalizando com a possibilidade de retomar investimentos na malha ferroviária gaúcha a partir de 2018. O presidente da Rumo ALL, Julio Fontana Neto, externou a ideia a um grupo de empresários e deputados que estive reunido na se da empresa, em Curitiba. Os terminais de Cruz Alta, Passo Fundo e Estrela foram citados como algumas das prioridades do plano de revitalização da malha férrea.  Um novo encontro irá acontecer em dezembro, em Porto Alegre, desta vez com o vice-presidente da companhia Darlan de David.  O diretor-executivo do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul (SIPS), Rogério Kerber, demonstrou otimismo. “Os executivos da Rumo-ALL ficaram de definir alguns terminais prioritários. O fato é que a malha exige melhorias, uma fez que a falta de investimentos ao longo dos anos comprometeu a infraestrutura”, ponderou. A reunião em Curitiba contou com as presenças dos deputados federais do RS Jerônimo Göergen e Luis Carlos Heinze (PP-RS), José Eduardo Santos (ASGAV) e Caio Nemitz (Farsul). Entidades como Fecoagro, Acergs e Federraroz serão convidadas a participar da discussão do plano de investimentos da Rumo-ALL.

***

Até a próxima!




Comentários