Porto de Rio Grande movimentou 8,15 milhões de toneladas de soja em 2014

    Com volume recorde em 2013, o porto de Rio Grande ficou atrás apenas de Santos no ranking nacional de movimentação de soja. No ano passado, no entanto, não foi possível repetir o feito. A projeção de que os embarques cresceriam 15% não se confirmou.

    Conforme dados da superintendência do porto, em 2014, o volume de soja chegou a 8,15 milhões de toneladas, 1,33% a menos do registrado no ano anterior – 8,27 milhões de toneladas.

    Alguns fatores pesaram para o resultado. Ainda que a produção tenha sido farta – 13,01 milhões de toneladas, segundo o IBGE –, ficou aquém do estimado no início do ciclo passado.

    O Brasil também não tem a mesma estrutura que concorrentes importantes, como os Estados Unidos, que acabam de colher uma safra histórica.

    – Como os americanos tiveram uma supersafra, precisam colocar soja no mercado internacional – explica Antônio da Luz, economista-chefe da Federação da Agricultura do Estado (Farsul).

    Com a queda do preço da soja em 2014 houve quem preferiu segurar as vendas, à espera de melhores cotações.

    Fonte – Gisele Loeblein – Campo Aberto – Jornal Zero Hora




    Comentários

    5 comments

    1. jorge martinez

      sempre a mesma historia o porto do rio grande quem fez toda essa movimentaçao foi os terminais privados , o porto so arrecada dinheiro e leva para o caixa unico e nada investe aqui se nao fosse os operadores particulares o cais publico taria as moscas pois nao tem um equipamento para trabalhar e so vive de promessas cade a revitalizaçao do cais , cade o guindaste que movimentaria containers , cade a obra da nova sede da administraçao e assim vai so promessas

    2. Eduardo

      Acho que o Sr. Martinez não sabe ou tenta ignorar o fato, mas não interessa se é cais público, terminal privado, a notícia é Porto do Rio Grande e quando se fala em Porto do Rio Grande se fala do Porto Velho, Porto Novo e Super Porto, que é tudo PORTO DO RIO GRANDE, um dos mais eficientes do país e o único porto marítimo do estado. Querendo, gostando ou não, é por aqui que tem quase todas importações e exportações do estado. Porto do Rio Grande, orgulho dos gauchos.

      • jorge martinez

        ai fica facil colacar tudo no mesmo saco e chamar de porto do rio grande os terminais privados que tem gerencia propria e nao dependem da administraçao do porto que so cobra as taxas de arrendamento e nao investe nada no porto

    3. Eduardo

      Da ponte sobre o Canal São Gonçalo pra cá, é tudo Rio Grande, incluindo todos os terminais portuários, sejam públicos ou privados. A cada ano nosso porto bate mais recordes e nos dá muito orgulho.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.