Porto de Rio Grande apresenta recorde de movimentação no 1º semestre de 2014

    O Porto de Rio Grande atingiu, no 1º semestre de 2014, o recorde de 17.991.160 de toneladas movimentadas. Este foi o melhor resultado da série histórica (2006 – 2014), visto que a maior movimentação, até então registrada, foi no 1º semestre de 2013, quando foram movimentados 16.598.821 toneladas.

    O somatório das operações (carga, descarga, transbordos, operação intermediária, transferências e trânsito viário) cresceu 8,4% no 1º semestre de 2014, quando comparado a igual período de 2013. Considerando-se apenas as operações realizadas através da via marítima  para o 1º semestre de 2014 um volume de 17.988.926 toneladas e em igual período de 2013 um volume de 16.582.036 toneladas.

    Nas Exportações, a China permanece como principal destino das exportações, absorvendo 47,5% do volume total exportado pelo Porto do Rio Grande e o Vietnã como segundo mercado com 504.777 toneladas.

    porto de rio grandeAs compras oriundas ao longo curso (importações) fecharam o 1º semestre com 3.195.954 toneladas, o que representa um aumento de aproximadamente 19%, quando comparado ao 1º semestre de 2013 (2.687.952 toneladas).

    Nas Importações destacam-se, em volume, os seguintes países (acima de 260.000 toneladas): Estados Unidos, Marrocos, Argentina e Rússia.




    Comentários

    3 comments

    1. jorge martinez

      quem bate recordes sao os terminais privados no porto , porto publico so arrecada e manda tudo para o caixa unico do estado e nao coloca um centavo no porto as obras que foram feitas ou foram feitas com verbas federais oi sao obras em terminais particulares

      • Rafael

        O porto público (Porto Novo) tem sim recordes em menor escala do que os terminais privados (Super Porto) mas tem sim batido seus recordes. Está sendo implantado novo terminal de arroz no Porto público assim como foram fechados contratos para receber a produção de celulose vinda de Guaiba. Os investimentos do Governo federal se deram no âmbito do Super Porto com o aprofundamento do calado e da ampliação dos molhes da barra e também da reconstrução de 500 metros do cais do Porto mais a obra em andamento da revitalização de mais 1125 metros de extensão no cais do porto público, fora o calado que também foi aumentado. Em breve a área do Porto Novo (público) aumentará consideravelmente com a retirada de parte das casas do entorno do porto. E tanto faz se as obras acontecem no Porto Velho (pesqueiro), Porto Novo (público) ou Super Porto (terminais privados), todos tem a mesma administração e juntos formam o Porto do Rio Grande, orgulho da metade sul do estado. Mesmo os impostos indo para o caixa único do estado, parte é devolvida em modernização como por exemplo de uma reportagem exibida recentemente do novo sistema de monitoramento, fora toda geração de empregos e renda para a cidade. Modernização dos sistemas, duplicação do corredor de exportação entre Porto Alegre e Rio grande fazem com que nosso porto continue competitivo, único porto marítimo do estado e um dos mais eficientes e importante do Brasil.

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