A consultoria M. Stortti, que desenvolveu o estudo técnico, realizou projeções desse crescimento populacional e as necessidades trazidas por ele. Com isso, chegou a diretrizes que incluem áreas residenciais, zona industrial, equipamentos como escolas e postos de saúde, além de melhorias em segurança, transporte e estrutura viária – tudo realizado em três etapas.
A área de expansão em questão pertence ao Exército. O espaço, que fica a cerca de três quilômetros do centro histórico da cidade, deve prever também uma reserva ambiental. Em paralelo, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) articula estudo para mudança de traçado da rodovia BR-101.
Em 2013, a população do município girava em torno de 26,7 mil pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O empreendimento EBR deverá gerar 3 mil novos empregos diretos em 2015 na construção de módulos e integração da plataforma de extração de petróleo P-74.
Participaram da reunião representantes do Governo do Estado – AGDI, Seplag, Metroplan, Secretaria-Geral de Governo (SGG), entre outros –, e da Fiergs, além do vice-prefeito de São José do Norte, Francisco Xavier.
2 comments