Foram abertas 40 vagas, sendo 20 no turno da manhã e 20 à tarde. A fase inicial tem 40 horas de conhecimento teórico, durante as quais é entregue todo o material didático. As aulas são ministradas no Polo Universitário de São José do Norte, através de acordo firmado com a prefeitura, que também lançou o edital para inscrição e seleção dos candidatos interessados. Os que tiverem frequência mínima de 75% e forem aprovados no teste sobre aprendizado teórico irão adiante.
Na segunda fase, os alunos passarão ao treinamento e aperfeiçoamento, durante 140 horas para habilidade manual, em uma unidade móvel do Senai, que ficará no canteiro de obras da EBR.
Trata-se de um caminhão novo com dez cabines para simulação e prática da soldagem. A unidade está equipada com elevador de acesso para atender cadeirantes. Nesta etapa, haverá ênfase no treinamento de conteúdos como: execução de medidas, leitura e interpretação de desenhos mecânicos, identificação e aplicação de processos, execução e operação de cortes, preparação de equipamentos e acessórios, soldagem e sua inspeção, mais a realização da manutenção preventiva. Ao final, os alunos serão submetidos a novo teste. Os aprovados poderão ser qualificados e contratados pela EBR.