Soja rumo ao embarque

De agora até o final de maio, o cenário no porto de Rio Grande será de terminais graneleiros lotados por caminhões carregados com soja. O grão começou a chegar com intensidade nesta semana no porto gaúcho, que até o fim da safra deverá embarcar volume recorde de 9,5 milhões de toneladas – 15% a mais do que em 2013.

– A prioridade agora é a soja, que chegou mais cedo neste ano – aponta o diretor-superintendente do porto, Dirceu Lopes.

As longas filas de espera para desembarque no auge da safra, que todo o ano motivam reclamações de caminhoneiros, deverão ser cada vez menores. Isso porque, conforme Lopes, 95% dos caminhões que irão se deslocar até Rio Grande estão no sistema de agendamento implantado pelas empresas com terminais graneleiros.

Além da soja gaúcha, Rio Grande deverá embarcar 500 mil toneladas produzidas em outros Estados. Até o começo da semana, o terminal recebeu 200 mil toneladas vindas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. A estratégia é usada para fugir de Santos e Paranaguá.


Fonte: Joana Colussi – Informe Rural – Jornal Zero Hora. Fotografia: Tadeu Vilani – Acervo – Jornal Zero Hora
________________________________________________________  
Curta o Blog no Facebook
Receba as atualizações do Blog no seu e-mail (newsletter)   

Comentários

5 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.