De acordo com o superintendente do Porto, Dirceu Lopes, é importante salientar que a área de atuação do porto constitui-se, principalmente, no Rio Grande do Sul. “A performance do porto tem relação com a produtividade do Estado. Por isso, ele é importantíssimo no conceito de desenvolvimento socioeconômico do RS. O Porto do Rio Grande está geograficamente em Rio Grande, mas é de todos os gaúchos”, afirmou. Segundo ele, atualmente, o porto tem 1.436 clientes entre pequenas, médias e grandes empresas
Dados da movimentação
A movimentação total de 2013 fechou em 33.245.982 toneladas. Em 2012, o porto registrou 27.744.976 toneladas movimentadas. Deste total, tendo em vista o tipo de navegação, foram registrados 2.953.276 toneladas por cabotagem, 25.791.566 de toneladas por longo curso e 4.456.561 toneladas através de navegação interior e 44.579 toneladas em trânsito.
Na movimentação por segmento de carga, o maior percentual é de granel sólido (21.489.972 ton), com crescimento de 27,05%. Em relação à carga geral, a movimentação foi de 7.210.809 toneladas, um crescimento de 1,58% e a movimentação de Granel líquido foi de 4.545.199 (+21,79%).
Entre os principais volumes exportados em 2013, estão soja em grão (+132,47%), farelo de soja (+0,33%), milho (+1245,27%), cavacos de madeira (-8,81%) e trigo (-60,33%). Já os principais destinos da exportação no último ano foram China, Coreia do Sul, Japão, Espanha e Estados Unidos.
Entre os principais volumes importados pelo porto gaúcho estão, cloreto de potássio (+20,49%), ureia (+6,9%), fosfato de cálcio natural (-1,96%), fosfato monoamonico (+34,40%) e trigo (+45,69%). E as principais origens da importação foram Marrocos, Estados Unidos, China, Argentina e Qatar.
A exportação pelo porto gaúcho teve um aumento de 30,21% em relação a 2012. Já a importação cresceu 9,26% em relação ao ano anterior. Conforme Lopes, a perspectiva para 2014 é atingir 34 milhões de toneladas movimentadas.
“Rio Grande através do seu porto tem relação com todos os municípios do RS. Este recorde é uma construção coletiva de muitos atores. Através dos investimentos dos governos federal e estadual em infraestrutura, temos capacidade para crescer ainda mais neste ano. Podemos ser o porto mais eficiente do país”, avaliou o superintendente.
Fonte: Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG)
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