Recentemente, empresários e executivos de peso participaram da convenção anual do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG), do consultor Vicente Falconi, em São Paulo. Estiveram por lá os presidentes da Ambev, João Castro Neves; da Amil, Edson Bueno; e do conselho da Gerdau, Jorge Gerdau.
Os banqueiros Roberto Setubal e Pedro Moreira Salles, do Itaú Unibanco, e o publicitário Nizan Guanaes também foram ao evento para falar da experiência de trabalhar com Falconi. O consultor foi o conselheiro desses figurões em momentos de grande expansão ou crises pronunciadas.
Por isso, eles vieram prestigiar o velho amigo no dia em que a consultoria anunciou mudanças significativas. A empresa decidiu mudar o nome, a gestão e a estrutura societária. Também partirá para a internacionalização para atingir a meta de ser uma das dez maiores consultorias do mundo e competir globalmente com nomes como McKinsey, Bain & Company e Booz & Co. O primeiro passo da transformação do INDG foi passar a se chamar Falconi.
A mudança de marca ficou a cargo da Asia Branding, uma das empresas de Nizan Guanaes, também seguidor do método de Falconi. Foi o consultor quem fez a reestruturação do grupo ABC. Ninguém sabia o que era o INDG. Todo mundo o conhecia como a empresa do Falconi. Eles assumem isso agora, disse o diretor geral da Asia Branding, Romulo Pinheiro.
Batizar o INDG com o nome de Falconi é uma forma de perenizar a figura do consultor e, ao mesmo tempo, de preparar sua saída. A companhia quer seguir o exemplo de grandes consultorias internacionais, como a McKinsey: deixar de ser uma sociedade anônima (S/A) e se tornar uma partnership, ou seja, uma empresa que tem os consultores como donos e onde todos os funcionários são treinados para pensar e agir como sócios.
A nova regra prevê que os sócios com mais de 55 anos vendam aos poucos suas ações, que serão distribuídas aos consultores mais novos. A missão de tornar a recém-batizada Falconi relevante mundialmente será de Mateus Bandeira, que assumiu a presidência da consultoria em janeiro de 2011.
Falconi, de 72 anos, aos poucos está se afastando da empresa. Ele já não tem função executiva e passou o controle da empresa ao Conselho. Não tenho nem sala. Vou ao escritório quando me chamam, disse. A saída definitiva já tem data: fevereiro de 2019. Minha participação no capital da empresa será zero. A empresa abriu neste ano um escritório em Nova York e planeja ter um endereço na Europa e na Ásia em 2013, disse Bandeira. “Queremos ser uma McKinsey brasileira.”
Fonte: Revista Exame
Mateus Bandeira, CEO da agora Falconi – Consultores de Resultado, é nascido em Pelotas/RS, e fez a sua graduação na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), em Informática. Um bom exemplo de sucesso profissional.
Bandeira e Falconi – foto de Márcio Fernandes/Estadão |
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