A secretária-geral de Governo, Miriam Marroni, que se elegeu pela região, cobrou do ministro Paulo Passos uma renegociação com a Ecosul, que tem a concessão do Polo de Pelotas até 2026, já que o governo está investindo dinheiro público na BR-392 e na BR-116:
– Com o fim dos demais pedágios nas estradas federais, nossa região continuará sendo a mais prejudicada. A duplicação cria uma situação nova que justifica a redução da tarifa.
(Rosane de Oliveira – Página 10 – Zero Hora)
Na concorrida e rápida entrevista coletiva concedida pelo ministro Paulo Sérgio Passos após a cerimônia, dois assuntos foram tratados: a ferrovia que ligará São Paulo a Rio Grande e a rodovia São José do Norte-Palmares do Sul (BR-101). De acordo com o ministro, o caminho sobre trilhos será moderno, com grande capacidade de escoamento para as regiões Sul e Sudeste. Segundo ele, o projeto ainda está sendo estudado e só depois haverá uma decisão sobre o trajeto que será percorrido. Sobre a estrada, o ministro comentou que está sendo viabilizada a estrutura para federalizar o trecho. Ele lembrou que a rodovia poderá ser outra alternativa para a entrada e a saída de produtos no porto de Rio Grande e no polo naval, que será reforçado com o Estaleiro Brasil, de São José do Norte.
(Jornal Zero Hora)