A obra no Contorno de Pelotas, da ponte do Retiro (na BR-116) ao Canal São Gonçalo (na BR-392), está orçada em R$ 430,6 milhões.
Lote 1 A = Construtora HAP Engenharia Ltda.
Lote 1 B = Consórcio SBS Engenharia e Construções AS., MAC Engenharia Ltda e Construtora Pelotense Ltda.
Viadutos:
* BR-116 próximo a unidade da Josapar na Vila Princesa;
* BR-116 no acesso à Avenida Fernando Osório;
* BR-116 no acesso à Avenida Leopold Brod (Sítio Floresta);
* BR-116 no acesso à Avenida 25 de Julho;
* BR-116 na intersecção com a BR-293 e BR-392 (trevo da Fenadoce);
* BR-116 no acesso à Avenida Herbert Hadler;
* BR-116 no acesso à Avenida Cidade de Lisboa;
* BR-116 no acesso à BR-392;
* BR-392 no acesso à Avenida Duque de Caxias;
* BR-392 sobre a rede ferroviária;
* BR-392 na intersecção com Av. Viscondessa da Graça.
Pontes:
* BR-116 sobre o Arroio Pelotas (Retiro), inclusive substituição da atual;
* BR-116 sobre o alagado da Barragem Santa Bárbara, inclusive reforço da atual;
* BR-392 sobre o canal Santa Bárbara, inclusive alargamento da atual.
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Lote 02 = empresa Constran – 26,34 km – Do km 325,00 ao km 351,34;
Lote 03 = empresa Ivaí – 21,88 km – Do km 351,34 ao km 373,22;
Lote 04 = Consórcio Pelotense e CC – 23,98 km – Do km 373,22 ao km 397,20;
Lote 05 = consórcio Brasília Guaíba e Ribas – 25,12 km – Do km 397,20 ao km 422,30;
Lote 06 = consórcio Pelotense e CC – 26,20 km – Do km 422,30 ao km 448,50;
Lote 07 = empresa Sultepa – 21,60 km – Do km 448,50 ao km 470,10;
Lote 08 = empresa SBS – 18,90 km – Do km 470,10 ao km 489,00;
Lote 09 = consórcio Mac e Tardelli – 22,76 km – Do km 489,00 ao km 511,76.
Travessia Urbana de Coqueiros: no local, serão construídas ruas laterais e dois retornos para permitir o acesso à cidade. Hoje não há dispositivos para facilitar a travessia para Coqueiros.
Travessia urbana de Camaquã: a cidade fica às margens da rodovia, à direita de quem vai no sentido Guaíba-Pelotas. Serão construídas ruas laterais que darão acesso ao distrito industrial localizado pouco antes do acesso principal à cidade. Também haverá duas passarelas para pedestres. Hoje o trecho não conta com dispositivos para estruturar o fluxo de veículos. No acesso principal a Camaquã, será construído um viaduto. No segundo acesso à cidade, a obra prevê uma rotatória alongada onde hoje há uma rotatória simples.
Acesso a Tapes e Sentinela do Sul: além de ser um aglomerado urbano, tem entroncamento com a RS-715 e RS-717. Por um lado da BR-116, o motorista acessa Sentinela do Sul; pelo outro, Tapes. Atualmente há uma rotatória simples no local. Com a duplicação, será construído um viaduto transversal.
Mariana Pimentel: o acesso à Mariana Pimentel é feito por meio da RS-711. Não há qualquer dispositivo que organize o fluxo no trecho. O projeto prevê uma rotatória alongada e ruas laterais para facilitar o acesso à cidade.
Barra do Ribeiro: o acesso à cidade é feito pela RS-709. Há aglomerados urbanos nos dois lados da BR-116. Com a obra, o trecho terá um trevo com viaduto e ruas laterais. O projeto prevê também dois retornos para permitir a entrada e a saída pelas ruas laterais.
Pedras Brancas: Atualmente, há uma rotatória no local, que será alongada com a duplicação. Também serão construídas ruas laterais para dar acesso ao bairro, que pertence à cidade de Guaíba.
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