De acordo com Túlio Zamin, a Cosulati possui um planejamento sólido de expansão, constituindo-se em uma alternativa econômica para os agricultores familiares da região Sul do Estado. “A empresa tem um papel fundamental para o fomento cada vez maior da bacia leiteira.” Ele destacou, ainda, a importância do Programa Mais Alimentos do Governo Federal, que favoreceu a mecanização das pequenas propriedades rurais e o programa Mais Água Mais Renda, que incentiva os empreendedores rurais a investir em irrigação, protegendo a produção contra a estiagem, aumentando a produtividade da lavoura e melhorando a renda do produtor.
Crescimento
Para Arno Kopereck, a cooperativa, que completa 40 anos, tem mantido uma trajetória de crescimento na sua área de atuação. “A parceria com o Banrisul e o BRDE vem ao encontro das necessidades da Cosulati que, dessa forma, beneficiará os três mil associados com a aquisição de insumos e de matéria-prima, como milho e sorgo, para a alimentação do gado leiteiro.”
Incentivo
O diretor do BRDE, José Hermeto Hoffmann, reforçou a importância do recurso para a cooperativa. “Numa região onde 1,8 mil famílias de assentados da reforma agrária dependem da produção da atividade leiteira, a Cosulati incentiva estes pequenos produtores a continuarem tendo sustentabilidade no campo.”