
O presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, destacou a importância do evento para consolidar parcerias estratégicas e ampliar o papel da empresa pública como hub logístico para energias renováveis no Rio Grande do Sul. Foto:Divulgação/Portos RS
A Portos RS concluiu sua participação no Brazil Windpower 2024, reforçando seu compromisso com a transição energética e o desenvolvimento da infraestrutura portuária para o setor offshore. No último dia do evento, que reuniu grandes nomes do setor de energia eólica em São Paulo, a delegação gaúcha intensificou diálogos com empresas e especialistas nacionais e internacionais.
O presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, destacou a importância do evento para consolidar parcerias estratégicas e ampliar o papel da empresa pública como hub logístico para energias renováveis no Rio Grande do Sul. “Estamos investindo na preparação dos portos gaúchos para a demanda crescente do setor offshore e nas oportunidades que a transição energética oferece”, afirmou Klinger.
Ele enfatizou ainda o posicionamento da Portos RS como protagonista na transformação do setor: “Nosso papel é trabalhar a questão da logística e infraestrutura, para que consigamos implementar e trazer grandes projetos ao estado. Participar desta feira é fundamental para apresentar nosso potencial e adquirir conhecimento para estarmos sempre preparados”.
Ao longo dos três dias de evento, a Portos RS apresentou sua visão sobre a importância da infraestrutura portuária para o desenvolvimento da energia offshore e do hidrogênio verde no Brasil. No segundo dia, o diretor de Meio Ambiente, Henrique Ilha, participou como palestrante do painel sobre planejamento portuário, onde discutiu os desafios logísticos e a necessidade de expansão das capacidades dos portos para atender às demandas futuras.
Ilha destacou que “a presença da Portos RS no maior evento de energia eólica do país reforça nosso interesse em liderar esse processo no Brasil, promovendo conexões e mostrando o potencial do nosso estado para alavancar essa transição energética”.
Além de debates técnicos, a participação da Portos RS no evento também possibilitou o fortalecimento da parceria com o Sindienergia-RS, com quem compartilhou estande. As entidades promovem soluções sustentáveis para a indústria, alinhadas ao compromisso de redução de impactos ambientais e desenvolvimento de tecnologias limpas.
O Brazil Windpower, maior evento de energia eólica da América Latina, chega ao fim após três dias de intensas discussões sobre o futuro das energias renováveis. A Portos RS retorna ao estado com novos aprendizados, contatos estratégicos e a reafirmação de seu papel central na transição energética brasileira.
Texto: Assessoria de comunicação Portos RS
Jornalista responsável: Analu Ribeiro