O diretor de meio ambiente da Portos RS, Henrique Ilha, foi um dos palestrantes da Reunião de Inteligência das Comunidades Portuárias da Região Sul, realizado na última quarta-feira (20), no auditório do Porto de Itajaí.
O encontro foi organizado pelas superintendências estaduais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). Na oportunidade, foram discutidos assuntos relacionados aos impactos das mudanças climáticas para as infraestruturas portuárias brasileiras.
Ilha falou sobre o estudo desenvolvido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e pela equipe técnica da Portos RS, que analisou os impactos e os riscos da mudança do clima nos portos brasileiros e teve o Porto do Rio Grande como um dos participantes. A iniciativa gerou um guia metodológico que foi disponibilizado pela agência reguladora aos portos interessados.
Ao detalhar a forma como o estudo foi conduzido, Henrique também mencionou os temporais recentes vividos pelo Rio Grande do Sul no ano passado que causaram efeitos significativos e jamais vistos no estado. A fala foi concluída com a apresentação das ações para a redução do efeito das mudanças climáticas na operação portuárias.
Na oportunidade, a Autoridade Portuária gaúcha também esteve representada por sua coordenadoria de inteligência.
Texto: Rodrigo de Aguiar
Jornalista responsável: Larissa Carvalho