ESPECIAL DE DOMINGO: PELOTAS PARQUE TECNOLÓGICO PRESTIGIA CELEBRAÇÃO DO STARTUP GUIDE RS

Pelotas Parque Tecnológico/Divulgação

Destaque como um dos espaços de inovação selecionados para o primeiro Startup Guide da América Latina, que retrata o ecossistema de inovação gaúcho, o Pelotas Parque Tecnológico participou da festa de celebração do guia. O evento aconteceu no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, no dia 19 de março, reunindo todos os parceiros e integrantes do conteúdo, e foi prestigiado pelo Conselheiro representante das empresas do Pelotas Parque, Leandro Gausmann.

O Startup Guide RS é um guia físico e digital que reúne informações de todas as regiões do estado e fornece dados socioeconômicos, potenciais turísticos e informações sobre como é inovar em solo estadual. Através dele, é possível encontrar informações sobre como investir em startups ou criar empresas no Rio Grande do Sul, quais programas de incentivo existem, assim como universidades, hubs de inovação e cases de sucesso.

O Pelotas Parque Tecnológico foi selecionado como um dos espaços de inovação de destaque no Rio Grande do Sul. Além de fotos que mostram o local, o guia apresenta as informações sobre a sua infraestrutura, as áreas de atuação, empresas integrantes e canais de contato para criar conexões com o mundo todo. O guia já foi apresentado inclusive na Europa, durante o Web Summit, em novembro de 2023.

O Startup Guide Rio Grande do Sul é Powered by SebraeX e tem a WISE Innovation como local partner, o Instituto Hélice, Atitus Educação, Empresas Randon, Instituto Caldeira, Badesul Desenvolvimento e Fecomércio como Experts, e o Grupo RBS como Media Partner. O guia pode ser encontrado online em:

www.startupguide.com/shop/startup-guide-rio-grande-do-sul.

Sobre o Pelotas Parque Tecnológico

O Parque, criado oficialmente em 2016, é gerido pela TECNOSUL – Parque Científico e Tecnológico, uma associação civil sem fins lucrativos de direito privado, caráter científico, tecnológico, educacional e cultural, sendo transformada em ICT – Instituto de Ciência e Tecnologia em 2023. Possui um Conselho de Administração (Consad), eleito a cada três anos, e atua em três grandes áreas nas quais o município já se destaca como pólo: tecnologia da informação e comunicação; tecnologia em saúde e biotecnologia e indústria criativa. Atualmente, 65 empresas atuam no Pelotas Parque Tecnológico, sendo 25 instaladas nas áreas geridas pelo Parque, sete no coworking, 22 incubadas e 10 pré-incubadas. Entre as incubadoras estão a Conectar, Incubadora de Base Tecnológica da UFPel; CIEMSUL, incubadora de empresas multissetorial da UCPel e SENATEC, destinada às empresas júnior. Ainda, existem 25 instituições e empresas parceiras. O Parque oferece espaço coworking, com área gastronômica para 55 pessoas, auditório para 230 pessoas, três salas de reunião e capacitações, estacionamento para 75 carros e motocicletas e um FabLab para atividades voltadas à educação e inovação. Ao todo, o Pelotas Parque gera 285 empregos diretos e 700 indiretos.

Comentários