Zona rural de Pelotas registra áreas cultivadas com a árvore que é rica fonte alimentar
A oliveira – árvore que produz azeitona – acaba de ser incluída na lista de cultivares da zona rural de Pelotas, que fazem parte do levantamento sistemático da produção agrícola do município, realizado durante o ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na última sexta-feira (15), representantes da Prefeitura e de instituições vinculadas ao setor primário reuniram-se na sede do Instituto, no último encontro do ano, para avaliar o desempenho de diversas culturas em 2023.
“A inclusão da oliveira no levantamento do IBGE é de grande importância para nossa zona rural, estimulando até mesmo a ampliação de áreas cultivadas e número de produtores. Temos 24 hectares, na colônia, com plantio de oliveiras. Quatro produtores estão envolvidos com o cultivo. A árvore produz azeitona, de grande aceitação e procura no mercado, para a fabricação de azeite, além de outros produtos”, pontua o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz.
O encontro foi coordenado por Oscar Neto, do IBGE e contou com a presença da representante da SDR, Rejane Jorge, além da coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Ângela Cabana, e do chefe do Escritório Municipal da Emater, Francisco Arruda. A agenda de reuniões para apresentação de dados do levantamento sistemático das culturas da zona rural de Pelotas será retomada em 2024.