TANAC LANÇA PROGRAMA DE FOMENTO FLORESTAL

    No mercado há 75 anos, a Tanac detém a tecnologia do cultivo e processamento da Acácia Negra sendo referência mundial neste mercado. FOTO: MARCELO CURIA

    Com foco na metade Sul do Estado e parte da Serra, Tanac oferece benefícios para o plantio de Acácia Negra

    A Tanac acaba de lançar o Programa de Fomento Florestal 2023. A empresa gaúcha, com operações em Pelotas, Rio Grande, Montenegro e Triunfo, além de uma base florestal presente em mais de 20 municípios, busca ampliar o plantio de Acácia Negra no Rio Grande do Sul. Para isso, oferece diversas opções e modalidades de negócios a produtores rurais e investidores, para que possam realizar a implantação da floresta, tendo a garantia de compra dessa produção florestal pela Tanac.

    É possível obter receita por meio das toras de madeira, que podem ser utilizadas em diversas aplicações como matéria-prima para celulose, biomassa, carvão vegetal e pellets para usinas de energia elétrica. Além disso, a casca da árvore é a principal fonte de extração de taninos, com as mais diversas aplicações, entre elas: curtimento de couro, separação de óleos e graxas, tratamento de efluentes, nutrição animal e outras especialidades.

    Acácia Negra

    A Acácia Negra é uma árvore originária da Austrália, na região geográfica do paralelo 30, que coincide com a região de atuação da Tanac no Rio Grande do Sul. A espécie se adapta muito bem ao clima e temperatura do Estado. O ciclo produtivo da Acácia varia entre 6 e 8 anos, que é o tempo de retorno do capital investido. Em geral, o percentual de retorno de venda de uma floresta em pé varia entre 40% e 60% do valor investido.

    Por se tratar de uma espécie da família das leguminosas, a Acácia Negra tem a capacidade de absorver o nitrogênio atmosférico e fixar ao solo, disponibilizando às plantas em torno de 200 a 300 kg / ha / ano. Por isso, é considerada uma árvore com boas características para a recuperação de solos degradados. Além disso, o plantio de Acácia permite, já no segundo ano, a integração com pecuária – que pode se estender ao longo de todo ciclo. As árvores oferecem sombra e temperatura amena aos animais durante os períodos mais quentes. Também possui uma boa interação com o sub-bosque, permitindo o crescimento de outras plantas. Dessa forma, as florestas de Acácia Negra, tem capacidade de fornecer diversos serviços ecossistêmicos, dentre eles viabilizar o processo de sucessão ecológica em diferentes ecossistemas, fornecendo abrigo e alimento para diversas espécies de fauna e flora.

    Atividades florestais e o meio ambiente

    As florestas fornecem uma ampla gama de benefícios, incluindo a absorção de carbono, a proteção da biodiversidade, a produção de casca e madeira sustentável e a possibilidade de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Nesse sentido, quem planta florestas contribui para a neutralização do CO2 – uma das principais pautas da agenda global na atualidade.

    As atividades florestais são, portanto, um valioso ativo para a sociedade, para atuais e futuras gerações, atuando de forma positiva em assuntos como: a mitigação das mudanças climáticas, a conservação da biodiversidade, recursos hídricos e a polinização.

    FOTO: MARCELO CURIA

    Plano para qualificação e desenvolvimento do setor de florestas plantadas

    Recentemente, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul anunciou a criação do Plano Estadual para Qualificação e Desenvolvimento do Setor de Florestas Plantadas no Estado do Rio Grande do Sul (Qualisilvi-RS), com o objetivo de traçar um panorama sobre o setor de base florestal no Estado, suas potencialidades e gargalos. No Rio Grande do Sul, quatro espécies se destacam pelo tamanho de suas áreas de produção: o eucalipto, com cerca de 700 mil hectares; o pinus, com aproximadamente 300 mil hectares; a acácia-negra, com quase 80 mil hectares; e a erva-mate, espécie florestal nativa e não madeireira, com cerca de 28 mil hectares.

    PROGRAMA DE FOMENTO FLORESTAL DA TANAC | PRINCIPAIS DESTAQUES

    No mercado há 75 anos, a Tanac detém a tecnologia do cultivo e processamento da Acácia Negra sendo referência mundial neste mercado. Confira abaixo os principais destaques do Programa de Fomento Florestal da companhia:

    OS BENEFÍCIOS:

    ·  Venda garantida da produção à TANAC

    ·  Receita programada na propriedade

    ·  Possibilidade de diversificação de renda na propriedade

    ·  Oportunidade de investimento sustentável

    ·  Acompanhamento técnico ao longo do ciclo

    ·  Fornecimento de mudas, adubo e formicida

    ·  Possibilidade de participar no programa de certificação em grupo

    ·  Integração lavoura, pecuária e floresta (ILPF)

    OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO:

    Arrendamento

    ·  O arrendamento pode ser em área total ou parcial da sua propriedade

    ·  Tanac paga aluguel ao proprietário por efetivo plantio da área conforme a negociação

    ·  Ciclos de no mínimo 7 anos com possibilidades de renovação

    ·  A implantação e condução da floresta é de responsabilidade da Tanac

    ·  Valores reajustado anualmente

    Parceria

    ·  Produtor cede a terra e a Tanac planta e conduz a floresta até a idade de colheita

    ·  Resultado da floresta é parte do produtor e parte da Tanac

    ·  A cota parte do produtor, a Tanac garante a compra

    Fomento Florestal

    ·  Plantio de acácia negra em sua terra com o fornecimento de mudas e insumos

    ·  Disponibilidade de subsídio financeiro para implantação e manutenção da floresta até a colheita

    ·  Possibilidades de compra de madeira antecipada ao longo do ciclo como garantia de renda intermediária

    ·  Suporte técnico para as operações de silvicultura

    ·  Suporte técnico para licenciamento ambiental do projeto

    ·   Garantia de venda da madeira e casca pela Tanac no fim do contrato

    Para fazer parte do Programa de Fomento Florestal da Tanac, escreva para negociosflorestais@tanac.com.br

    Comentários