Estudo desenvolvido pelo Sebrae RS e pelo Governo do RS fez uso de tecnologia de Big Data para traçar perfis e apurar dados
De onde vem, quais os destinos mais procurados e como se comportam os turistas no RS. Esta e outras questões são respondidas na Pesquisa Análise de Fluxo Turístico 2022. O estudo mapeou o comportamento e traçou um perfil de pouco mais de 81 mil turistas que circularam por 22 municípios gaúchos. Realizada pelo Sebrae RS em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo, a pesquisa foi apresentada na manhã desta segunda-feira 10/07), em encontro realizado no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF).
“Hoje em dia, toda e qualquer tomada de decisão que vai impactar positivamente os negócios pode e deve ser feita com base em informações de valor e atualizadas. No turismo, isso não é diferente. Esta é mais um ferramenta que, a partir dos insights coletados, irá permitir que as empresas e instituições do setor sejam ainda mais assertivas e criem novas soluções”, destaca a coordenadora dos projetos de Turismo e Economia Criativa do Sebrae RS, Amanda Paim.
DESTAQUES
77.63% dos turistas visitaram localidades em um raio de até 500 quilômetros a partir do seu ponto de origem;
40.5% visitaram uma cidade / 31.89% visitaram duas cidades / 28.05% visitaram três cidades;
No RS, Caxias do Sul, Porto Alegre e Pelotas são as cidades mais emissoras de turistas;
Fora do RS, Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro são as cidades mais emissoras de turistas;
82.45% dos turistas são oriundos dos 3 Estados da Região Sul / 9.4% são oriundos da Região Sudeste / 4.88% são oriundos da Região Cento-Oeste;
62.79% dos turistas são oriundos do RS / 13.48% são oriundos de SC;
36% turistas vêm de 10 cidades do RS;
28% dos turistas de outros estados visitam mais de 3 cidades dia;
76% permanecem de 1 a 3 dias.
Municípios participantes e por ordem de maior volume únicos de turistas:
Porto Alegre
Gramado
Rio Grande
Caxias do Sul
Santa Maria
São Francisco de Paula
Torres
Bento Gonçalves
Pelotas
Passo Fundo
Nova Petrópolis
Canela
Santa Cruz do Sul
Garibaldi
Uruguaiana
Santana do Livramento
Lajeado
Novo Hamburgo
Erechim
Santo Ângelo
Cambará do Sul
São Miguel das Missões
“Temos que estimular o turismo de forma conjunta e sempre onde constata-se potencial para esse crescimento. Nossos investimentos — essenciais para que o setor privado possa trabalhar na ponta — precisam ser guiados por uma análise técnica precisa e consistente, justificada por dados científicos”, destacou o Secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Vilson Covatti .
O estudo apontou ainda as cidades de Pelotas, São Francisco de Paula e Garibaldi com os maiores crescimentos de fluxo de turistas. Na comparação de 2022 com 2019, os municípios registraram um aumento de 80.6%, 80.3% e 22.6% respectivamente.