CENTRO HISTÓRICO DE RIO GRANDE RECEBEU A ABERTURA OFICIAL DO FESTIMAR

O evento foi aberto ao público e, além da fala das autoridades convidadas, também contou com apresentações culturais. Foto: Guga Volks/GZenobini

O Centro Histórico recebeu, na noite de domingo, 02, autoridades municipais, regionais e federais para a cerimônia de Abertura Oficial da 1ª edição do Festival do Mar. As atividades do tiveram início na última quinta-feira, 30, e se estendem até o Domingo de Páscoa em diferentes núcleos da Cidade do Rio Grande e São José do Norte.

Marcelo Valente, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande e São José do Norte (CDL), deu as boas-vindas e falou sobre a importância do Festimar para movimentar e gerar emprego e renda. “Desenvolvemos um modelo capaz de movimentar diversas regiões de nossa cidade e também potencializar o centro histórico aqui e em São José do Norte. Movimentar o comércio é gerar emprego, renda e recursos para os municípios”, destacou o Marcelo.

O deputado federal, Alexandre Lindenmeyer, realçou, em sua fala, a organização do evento neste momento pós-pandemia. “Estamos em um momento de comemorar a vida”, disse o deputado. Para ele, o evento realizado neste ano “é um momento extraordinário para nós retornarmos à valorização desses espaços que temos em Rio Grande e São José do Norte”.

O vice-prefeito de São José do Norte, Neromar Guimarães, ressaltou a importância do Festimar em aproximar as duas cidades vizinhas. “Por muito tempo se disse que São José do Norte estava separada do Rio Grande. Hoje, porém, estamos unidos pelas águas, e é assim que devemos nos manter. É como dizem, a união faz a força, e a região sul do estado vai ganhar muito com essa aproximação entre os municípios”.

O Vice-Almirante, Silvio Luis dos Santos, mencionou em sua fala a valorização dos polos esportivos, culturais e gastronômicos que compõem o Festival do Mar e a relevância do evento para a cidade. “Esse festival é um evento que veio para integrar todos esses esforços para que a cidade efetivamente encontre seu destino. É uma cidade que representa todo estado do Rio Grande do Sul, é o portal do estado”, destacou.

O Prefeito da cidade do Rio Grande, Fábio Branco, destacou a importância do evento para a construção e valorização do comércio e economia local. Segundo Fábio, o objetivo de iniciativas como essa é desburocratizar e transformar de maneira técnica e objetiva as maiores potencialidades do município, destacando a cultura, gastronomia, esporte e as belezas naturais. “O Festimar fomenta a economia, o emprego, as oportunidades, a renda e a visibilidade para os rio-grandinos. O evento valoriza a terra e os empreendedores que estão aqui o ano inteiro”, salienta Branco.

Emoção

O evento foi aberto ao público e, além da fala das autoridades convidadas, também contou com apresentações culturais. Na oportunidade, a execução do Hino Nacional Brasileiro foi feita pela Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande e a embaixadora do Festimar, Aninha Pires, entoou o Hino Riograndense acompanhada pelo músico Douglas Vallejos.

Ronaldo dos Santos, diretor da Escola Adventista e representante do Coral Arte em Canto, que existe há mais de 10 anos, afirmou ser uma honra participar da cerimônia de abertura do Festimar. “Esse evento tem uma importância vital na cidade e na região”, afirmou. O Diretor pontuou também que a participação na abertura do Festimar é importante para os alunos terem consciência da importância das questões cívicas do Rio Grande.

Pedro Ernesto Denardin

O momento festivo de abertura encerrou com o show “12 copas”, de Pedro Ernesto Denardin, oferecido pelos Biscoitos Zezé para o público. O jornalista e locutor esportivo conta que ficou muito feliz pelo convite que lhe foi feito e que esta é uma manifestação de reação da cidade do Rio Grande. “A cidade teve um problema econômico, precisa reagir, tem força e vai reagir. Aqui nasceu o Rio Grande. Já está havendo essa recuperação e vai ser maior ainda”, pontua.

Programação do Festimar de segunda-feira, 3 de abril 

O destaque para a programação desta segunda vai para o Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul, que será realizado de amanhã, 3 de abril, até o dia 5 de abril, na Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande. Voltado à defesa dos espaços aquáticos e promoção do desenvolvimento sustentável, o I Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul RS terá como “O futuro está no mar”, e é uma realização do APL Marítimo RS, Portos RS — Governo do Estado do RS e CDL.

No eixo cultural acontece a 1ª Mostra de Dança Festimar no Teatro Municipal. A partir das 20h, a Kimbra Cia de Dança realiza sua apresentação no local, seguida da Cia de Dança Harmony às 20h45, e com encerramento da Academia Ensaio, às 21h30.

Festimar

O Festival do Mar — Festimar é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande e São José do Norte. O evento tem a parceria da Prefeitura do Rio Grande e Prefeitura de São José do Norte. O patrocínio é da Portos RS – Governo do Estado, Corsan – Governo do Estado, Ecosul, Refinaria Riograndense, Postos Buffon, Cervejaria GG, Yara Brasil, Supermercados Guanabara, BRDE, Fruki Bebidas, Wilson Sons, Praticagem da Barra do Rio Grande, Fertilizantes Piratini, Cootracam RG, Vetorial Internet.

Comentários