ABERTA A COLHEITA DA OLIVA

Governador Eduardo Leite participou dos primeiros momentos da colheita no olival – Foto: Maurício Tonetto/Palácio Piratini

Em Encruzilhada do Sul, o governador Eduardo Leite participou, na última quinta-feira (9/2), da 11ª Abertura da Colheita da Oliva. O evento de abertura ocorre de forma revezada em propriedades e regiões que cultivam o produto.

Ao lado do secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Giovani Feltes, Leite acompanhou os primeiros momentos da colheita no olival da Fazenda Biome Pampa. A plantação tem cinco anos e meio e já está na sua segunda safra.

Durante a ce

Fazenda da Biome Pampa recebeu evento de abertura da colheita, que reveza propriedade anfitriã anualmente – Foto: Mauricio Tonetto/Palácio Piratini

rimônia de abertura, o governador destacou o potencial econômico da olivicultura para além do aspecto produtivo. “Além de tudo que o cultivo da oliva significa como produção agrícola, do impacto econômico e da geração de emprego que isso traz para o nosso Estado, temos ainda um aspecto adicional proporcionado pelas paisagens, pelo cenário das plantações. Isso ativa o potencial turístico das regiões produtoras de azeite de oliva”, disse Leite.

O Rio Grande do Sul é o maior produtor de azeite de oliva do Brasil, concentrando 80% da produção nacional. São mais de 6 mil hectares de área plantada. A maior parte dos olivais está na Metade Sul do Estado, onde as condições climáticas e do solo favorecem o cultivo.

Já a indústria do azeite de oliva gaúcho conta com 17 fábricas e mais de 70 rótulos, muitos deles premiados internacionalmente.

O secretário Feltes falou sobre a qualidade e a expansão do azeite produzido no Rio Grande do Sul. “A produção no Estado começou com 25 agricultores e 60 hectares. Hoje, com mais de 6 mil hectares, vai se agigantando cada vez mais. Sou um defensor do azeite de oliva gaúcho”, disse.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), a produção de azeite de oliva no Estado bateu recorde em 2022, com a industrialização de 448.580 litros. O volume representa um aumento de 122% em relação a 2021, quando foram produzidos 202 mil litros.

Também participaram da Abertura Oficial da Colheita da Oliva o presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes, o prefeito de Encruzilhada do Sul, Benedito Paschoal, secretários de Estado e deputados estaduais, entre outras autoridades.

Comentários