STARTUP GUIDE RS RECEBE 418 INSCRIÇÕES

    Após as inscrições, a próxima etapa realizará uma análise de cada contexto através do Conselho Curador do projeto. Foto: Claiton Santos.

    O número de inscritos ficou atrás apenas da quantidade registrada quando o projeto foi executado na cidade de Nova Iorque

    O Startup Guide Rio Grande do Sul finalizou as inscrições na última semana e registrou um recorde global: entre os 50 ecossistemas de startups já mapeados no mundo, o gaúcho ficou em 2º lugar entre aqueles com mais inscritos. Ao todo, foram recebidas 418 inscrições em 10 dias nas categorias Startups, Espaços, Programas, Fundadores, Escolas/Universidades, Investidores e Experts. Até hoje, apenas o guia produzido em Nova Iorque recebeu mais interessados na fase inicial do projeto.

    Após as inscrições, a próxima etapa realizará uma análise de cada contexto através do Conselho Curador do projeto. O objetivo do guia é identificar os principais agentes que têm se destacado no ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul para comporem o guia que será distribuído no mundo todo, além de apresentar o potencial do Estado e conectar as empresas a uma comunidade presente em cidades como Lisboa, Londres, Barcelona e Tóquio.

    O resultado irá divulgar e posicionar o ecossistema gaúcho nos principais eventos de inovação e tecnologia, como o Web Summit, na Europa, o SXSW, nos Estados Unidos, entre outros. Foto: Diego Laré

    O conteúdo on-line e impresso apresentará cada região do Estado, a sua vocação econômica, aspectos culturais, startups e programas que causam um impacto positivo nos ecossistemas locais. Para isso, serão realizadas entrevistas e pesquisas ao longo de dez meses com agentes locais, empreendedores, programação de aceleração, hubs de inovação, especialistas, fundos de investimento, universidades e outros atores.

    O resultado irá divulgar e posicionar o ecossistema gaúcho nos principais eventos de inovação e tecnologia, como o Web Summit, na Europa, o SXSW, nos Estados Unidos, entre outros. A expectativa é de que a primeira entrega do material com um conteúdo digital aconteça durante o próximo South Summit Brazil, que será promovido em março de 2023 na cidade de Porto Alegre.

    “Esse registro recorde de inscrições mostra que o Rio Grande do Sul está avançando muito na área da inovação. É uma união de esforços em uma grande rede para impulsionar ainda mais o que já está sendo feito em inovação e tecnologia no Estado, e que não é pouco. Nós temos a noção disso, e agora chegou o momento do restante do mundo também conhecer e investir”, destaca Paulo Renato Ardenghi, CEO da Wise Innovation”, destaca Paulo Renato Ardenghi, CEO da Wise Innovation.

    Além da realização do SebraeX e execução da WISE Innovation, o Startup Guide gaúcho tem patrocínio do Instituto Caldeira, Hélice, Atitus, Imobi e Randon, e ainda Media Partner do Grupo RBS. O apoio é da Prefeitura de Porto Alegre, Pacto Alegre, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, AGS, Aliança Empresarial e REGINP. O projeto segue mobilizando novos apoiadores que também tenham interesse em colaborar e podem fazer contato através do site www.startupguidebrasil.com.

    Comentários