PORTOS RS PARTICIPA DA 44ª EDIÇÃO DO ENCONTRO NACIONAL DE PRATICAGEM

A cidade do Rio Grande esteve representada pelo prefeito municipal, Fábio Branco, pela presidente do Conselho de Administração da Portos RS, Jacqueline Wendpap, e pelo gerente de planejamento e desenvolvimento da Empresa Pública, Fernando Estima. Na ocasião, Fernando palestrou sobre o tema Os Desafios e as Perspectivas da Logística Portuária GaúchaFoto: Divulgação/Portos RS

Aconteceu desde o último dia 30 e se estendeu até sexta-feira, 02.12, a 44ª edição do Encontro Nacional de Praticagem. O evento, que reúniu os profissionais para troca de experiências e discussão dos desafios portuários e da profissão, está sendo realizado no hotel Wish Serrano, em Gramado, na serra gaúcha.

No Brasil, 618 práticos estão distribuídos em 20 zonas de praticagem (ZPs) estabelecidas pela Marinha. Eles realizam cerca de 100 mil manobras por ano. No Rio Grande do Sul, a ZP-19 requer o serviço para os navios que acessam o Porto do Rio Grande, enquanto a ZP-20 abrange a Lagoa dos Patos, para as embarcações com destino a Porto Alegre e terminais interiores.

A cidade do Rio Grande esteve representada pelo prefeito municipal, Fábio Branco, pela presidente do Conselho de Administração da Portos RS, Jacqueline Wendpap, e pelo gerente de planejamento e desenvolvimento da Empresa Pública, Fernando Estima. Na ocasião, Fernando palestrou sobre o tema Os Desafios e as Perspectivas da Logística Portuária Gaúcha.

Durante a explanação, Fernando apresentou a infraestrutura portuária e as hidrovias que atendem os portos de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre. Além disso, foi abordada a evolução da movimentação portuária gaúcha e os incentivos para a produção de energia por meios renováveis, como o projeto Portos RS Port Energy Plataform.

Texto: Rodrigo de Aguiar

Jornalista responsável: Larissa Carvalho

Comentários