CONFIANÇA DO EMPRESARIADO DO COMÉRCIO TEM NOVA ALTA  

    Com proximidade da melhor época do ano para o Varejo, ICEC-RS capta empresariado otimista

    Na sexta-feira, dia 02, a Fecomércio-RS divulgou os resultados da edição de novembro do Índice de Confiança dos Empresários do Comércio, realizada nos últimos dez dias de outubro. O resultado de 131,3 pontos fez o índice avançar 3,3% na margem e 5,6% na comparação interanual, ultrapassando em 5,3% o pré-pandemia. O índice avalia as percepções dos empresários acerca das condições atuais, expectativas para próximos meses e intenção de investimentos.

    Nesta edição o índice de Condições Atuais atingiu os 117,1 pontos. Esse resultado representou um aumento de 5,2% em relação ao mês anterior e um acréscimo de 10,3% na comparação com nov/21. O resultado do subíndice sobre a condição atual da Economia (111,2 pontos) refletiu a avaliação de condições melhores por 63,0% dos entrevistados – para 47,7% melhorou um pouco e para 15,3% melhorou muito.

    O indicador de expectativas apresentou expansão de 1,3% em relação a out/22, atingindo 155,2 pontos. Na comparação interanual o acréscimo foi de 4,0%. Esse é o subíndice mais elevado dos componentes do ICEC-RS e historicamente se mantém em patamares altos, tendo passado por ajustes para cima nos últimos meses.

    Outro aspecto importante a ser destacado nesta edição é o crescimento do subíndice de investimentos (121,6 pontos) com o componente de intenção de Contratação de Funcionários (145,5 pontos) registrando avanço de 3,9% ante out/22, a quinta alta mensal consecutiva, em linha com o reforço das equipes para a época de maior movimento e vendas no varejo, com 87,4% dos empresários projetando algum incremento no quadro de funcionários.

    Dessa forma, o quadro geral capturado pelo ICEC-RS é de otimismo no comércio com as vendas do final de ano. “Ainda que o ICEC venha sustentando um otimismo, outras pesquisas têm mostrado um consumidor cauteloso, com o orçamento apertado e com incertezas com relação ao futuro. Nesse sentido é fundamental que haja muita atenção nas estratégias de venda para que o otimismo dos empresários se transforme em mecanismos capazes de eficientemente promover as vendas, especialmente nesse momento tão relevante”, comentou o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.

     Veja aqui a análise completa do ICEC.  

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