STARTUP GUIDE DO RS LANÇA INSCRIÇÕES PARA SETE CATEGORIAS EM PROJETO INÉDITO

Primeiro guia produzido na América Latina conectará o Estado a mais de 50 cidades no mundo

As inscrições para os interessados em participar do Startup Guide do Rio Grande do Sul foram oficialmente lançadas nesta terça-feira (22) em um kick off que ocorreu no Instituto Caldeira. Essa é mais uma fase do projeto que irá internacionalizar o ecossistema de inovação gaúcho e é inédito na América Latina: nenhuma outra cidade ou região possui um guia desse tipo. O Rio Grande do Sul irá se unir a uma rede de ecossistemas presente em apenas 50 cidades do mundo, onde estão Nova Iorque, Lisboa, Tóquio, Barcelona e outras.

As inscrições poderão ser feitas online através do link https://startupguide.com/formP/0ia94t8e. Ao todo, o guia se divide em sete categorias: Espaços, Programas, Fundadores, Investidores, Escolas/Universidades, Experts. O CEO da Wise Innovation, Paulo Renato Ardenghi apresentou as categorias e a metodologia do Startup Guide durante o evento no Instituto Caldeira, convocando todos a se unirem por este projeto que irá transformar e potencializar o Estado.

“Há oportunidade para todos participarem, mostrarem aquilo que está sendo feito, trocarem experiências, ensinarem e aprenderem. O guia final será construído a partir de toda essa troca, é assim que vamos mostrar ao mundo tudo o que está acontecendo no Rio Grande do Sul e conectar nossas startups a negócios em outros países e continentes”, declarou.

O Diretor Superintendente do Sebrae-RS, André Godoy, também exaltou o pioneirismo do guia na América Latina e a importância de reunir o maior número de informações neste momento. “Vamos detalhar ao máximo o cenário de inovação e tecnologia gaúcho através de uma metodologia já comprovada e que apenas grandes cidades do mundo tem experimentado. Isso vai colocar o Rio Grande do Sul em um novo patamar e gerar muito mais negócios para as nossas empresas. É uma iniciativa ousada e que só poderia ser feita com a união de pessoas que têm a visão do quanto o Estado cria e pode crescer”, salientou.

O kick off também trouxe a experiência de investidores, empreendedores e pessoas ligadas à inovação no Estado para engajar as inscrições. O objetivo das próximas fases é realizar entrevistas e pesquisas com agentes locais, empreendedores, programas de aceleração, hubs de inovação, especialistas, fundos de investimento, universidades e outros atores que estejam integrados ao ecossistema de startups do Estado. A versão final do guia será distribuída online e imprensa entre os principais eventos de inovação e tecnologia do mundo, como o Web Summit, na Europa, o SXSW, nos Estados Unidos, entre outros.

O evento contou ainda com falas de Pedro Valério, Diretor Executivo do Instituto Caldeira, Artur Gibbon, Presidente do Reginp, Bruno Bastos, Presidente da Agência Gaúcha de Startups (AGS), Mariana Gutheil, Co-fundadora e CEO da No One, Maurício Oliveira, fundador da 408 Laboratório de Inteligência Cultural, Gabriel Engel, Fundador e CEO da Rocket Chat, Sandro Cortezia, fundador e CEO da Ventiur, Anderson Diehl, Fundador da Angel Investidor Club, Eduardo Capellari, CEO da Atitus Educação, Luiz Carlos Pinto da Silva, Secretário da Inovação da Prefeitura de Porto Alegre, e Alsones Balestrin, Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS.

Categorias
Entre as categorias que irão compor o guia, em Startups serão apresentadas quais existem e qual é o seu cenário inovador. A categoria Programas organizará por cidades, instituições, aceleradoras e corporações uma visão geral dos programas existentes.

Em Espaços serão abordados os coworkings e sua infraestrutura. Já a categoria Fundadores reunirá aqueles que fundaram startups já bem-sucedidas, que poderão compartilhar suas experiências, enquanto em Escolas/Universidades são expostos o que a Academia está formando e impulsionando em empreendedorismo e inovação. A categoria Investidores é voltada a apresentar quem são e como investem aqueles que buscam startups para impulsionar. Por fim, a categoria Experts será dedicada aos sponsors do guia, consideradas as empresas mais maduras que podem passar ensinamentos aos demais.

Além da realização do SebraeX e execução da WISE Innovation, o Startup Guide gaúcho tem patrocínio do Instituto Caldeira, Hélice, Atitus, Imobi e Randon, e ainda Media Partner do Grupo RBS. O apoio é da Prefeitura de Porto Alegre, Pacto Alegre, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, AGS, Aliança Empresarial e REGINP. projeto segue mobilizando novos apoiadores que também tenham interesse em colaborar.

Comentários