CriaRG TEM ATIVIDADES COM PALESTRA DE TINGA, MUSEU DA PUC-RS E METAVERSO HOJE, 25 E 26/11

O CriaRG foi criado pela Prefeitura Municipal do Rio Grande através de uma iniciativa da Primeira Dama e Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Lu Compiani Branco, e se baseia nos temas alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) criados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Milhares de  alunos da rede pública de ensino em Rio Grande viverão novas experiências de aprendizados no CriaRG entre os dias 24, 25 e 26 na FURG (Campus Carreiro). Além de um hackathon com ideias para melhorar a vida da população rio-grandina, onde competirão 10 equipes finalistas entre 700 alunos inscritos, o CriaRG contará com uma série de atividades abertas e gratuitas para todos os alunos do 8º e 9º ano/Ensino Médio das escolas públicas da cidade, recebendo com a presença do Museu Itinerante da PUCRS, palestra do ex-jogador Tinga, momentos de descontração, transmissão do jogo da Copa do Mundo, atividades do Metaverso, visitação ao Seja FURG e outras ações. Ao todo, foram 100 equipes formadas e 74 projetos submetidos para o hackathon.

O CriaRG foi criado pela Prefeitura Municipal do Rio Grande através de uma iniciativa da Primeira Dama e Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Lu Compiani Branco, e se baseia nos temas alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) criados pela Organização das Nações Unidas (ONU). São esperados milhares de alunos presentes durante os dias 24, 25 e 26, além da final do hackathon, quando estarão em prática as ideias para criarem protótipos que serão avaliados posteriormente pelo poder público.

Cada aluno da equipe vencedora do hackathon receberá R$ 2.000, enquanto o professor receberá R$ 3.000. As equipes da segunda e terceira colocação também serão premiadas. No dia 26, serão conhecidos os três vencedores da primeira edição do hackthon.

Finalistas do hackathon
A organização do hackathon do CriaRG divulgou neste final de semana a lista das escolas e projetos selecionados para disputarem a final da competição. Confira:

  • E.M.E.F. MATE AMARGO
Maria Apoia
  • E.E.E.F. SALDANHA DA GAMA   
Saúde e bem-estar: uma proposta para o posto de saúde
  • E.E.E.M. ALFREDO FERREIRA RODRIGUES
Aplicativo Castramóvel
  • E.E.E.M. ALFREDO FERREIRA RODRIGUES
Aplicativo para transportes escolares públicos
  • E.T.E. GETÚLIO VARGAS  
Escritório Modelo Prof Enerina
  • E.M.E.F. ALTAMIR DE LACERDA NASCIMENTO
Projeto ETEP
  • E.E.E.F. BARÃO DE CERRO LARGO      
REC – Recuperação e Cultura para o RG
  • I.E.E. JUVENAL MILLER
Studtickets
  • E.E.E.M. BIBIANO DE ALMEIDA
Clube Atlas
  • E.M.E.F. VIRIATO CORRÊA           
Pontes para a segurança alimentar no BGV

Atividades presenciais
Enquanto os finalistas da competição desenvolvem suas ideias, o restante dos alunos poderá conferir algumas atrações do CriaRG, como a palestra do ex-jogador de futebol e empresário Paulo César Tinga, a visitação SEJA FURG e a tecnologia de fotos em 360°. O evento contará ainda com a presença do Museu Itinerante da PUCRS e palestras que irão abordar o tema das ODS’s, além de momentos para falar sobre ciência e robótica.

O evento também terá uma área de alimentação com os food trucks Churrasquinho do Gulu, Pastel do Guri, Crepes e Panquecas do Leandro. Estarão funcionando os restaurantes Galpão Crioulo (quinta e sexta), RU Lago (quinta e sexta) e RU CC (quinta, sexta e sábado).

Confira a programação completa:

24/11
9h Cerimônia de abertura (Cidec-Sul)
10h Apresentação do Instituto das Cidades – “Programa Cidades Sustentáveis e o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades: estratégias para a implementação dos ODS em nível local”
10h30 Hackathon: Apresentação das equipes (Cidec-Sul)
8h às 14h Visitação na FURG – Visitas guiadas e Mostra Seja FURG (Saída dos ônibus na frente do Cidec-Sul por ordem de chegada – lugares limitados)
9h às 17h Visitação ao Museu Itinerante da PUCRS; Atividades do Metaverso – SebraeX; Plataforma 360 – SEBRAE. (livre para todos os alunos por ordem de chegada)
12h30 Intervalo
14h Palestra – Paulo César Tinga (Cidec-Sul)
16h Transmissão do jogo Brasil X Sérvia (Área externa)
18h DJ Paiva (Área externa)

25/11
8h às 12h e 13h30 às 17h30 Visitação na FURG – Visitas guiadas e Mostra Seja FURG (Saída dos ônibus na frente do Cidec-Sul por ordem de chegada – lugares limitados)
9h às 17h Visitação ao Museu Itinerante da PUCRS; Atividades do Metaverso – SebraeX; Plataforma 360 – SEBRAE. (livre para todos os alunos por ordem de chegada)
18h Robótica da FURG (Cidec-Sul)
10h40 ANOTA AÍ (Cidec-Sul)
11h20 Lucas Elizalde – Yara – Diretor de Operações da Regional Sul (Cidec-Sul)
12h30 Intervalo
14h Atividades a confirmar (Cidec-Sul)
14h às 17h VI Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo (Área externa)
14h40 Bruna e Juliana – TwiinsCode (Cidec-Sul)
15h20 Diego – Moo Woody (Cided-Sul)
16h DJ Mix (Área externa)

26/11
9h Banca de avaliação do hackathon
11h30 Premiação

A realização do CriaRG é da Prefeitura Municipal do Rio Grande, CDL Rio Grande e São José do Norte, FURG, Secretaria de Município da Educação, 18ª CRE, IFSul – Campus Rio Grande, SebraeX, Educação Empreendedora SEBRAE. O evento ainda tem patrocínio ouro da Yara, patrocínio prata da CCGL LOG TERMASA e Banrisul, patrocínio bronze da Refinaria de Petróleo Riograndense, patrocínio especial das Farmácias São João e patrocínio do Sicredi, com cota especial do Anota Aí. A Vetorial Tecnologia será a internet oficial e a Nova Rheingantz, Oceano FM, Unimed, Transpessoal, Marinha do Brasil e Fruki são apoiadoras do evento. O hackathon é desenvolvido pela Clash.

Comentários