MONTAGEM DE ESTRUTURA TEMPORÁRIA NO PÁTIO AUTOMOTIVO PERMITIRÁ AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE ESTÁTICA DE ARMAZENAGEM DO PORTO DO RIO GRANDE .

O pátio automotivo, chamado tecnicamente de RIG82, conta com uma área total de 100 mil m2 e pela determinação da OS 006 é possível a utilização de até 25% dessa área, o que representa ao Cais Público um ganho de 25 mil m2 para armazenamento de carga geral. Foto: Portos RS – Divulgação

Publicada dias antes da conclusão do processo de transição de autarquia para empresa pública, a Ordem de Serviço (OS) 006/2022 estabeleceu a possibilidade de ampliação da capacidade estática de armazenamento do Porto do Rio Grande, a partir da instalação de estruturas temporárias, no pátio automotivo. Pouco mais de dois meses de sua edição, o primeiro armazém móvel começa a tomar forma.

O pátio automotivo, chamado tecnicamente de RIG82, conta com uma área total de 100 mil m2 e pela determinação da OS 006 é possível a utilização de até 25% dessa área, o que representa ao Cais Público um ganho de 25 mil m2 para armazenamento de carga geral. A estrutura que está em fase avançada de montagem conta e que deve entrar em funcionamento na primeira quinzena de julho conta com quatro mil metros quadrados.

De acordo com o diretor de infraestrutura da Portos RS, Lucas Meurer Cardoso, a autorização de utilização parcial e excepcional do espaço surgiu com o objetivo de manter e melhorar a infraestrutura portuária em benefício do desenvolvimento das operações realizadas na área do Porto Organizado. O armazém que está sendo montado no RIG82 será utilizado para o depósito de celulose para exportação.

O regramento da autoridade portuária também prevê a possibilidade de instalações destas estruturas temporárias em todos os portos sob controle da Empresa Pública.

Texto e edição: Rodrigo de Aguiar

Fotos: Divulgação/Portos RS

Jornalista responsável: Larissa Carvalho

Comentários